Uma das surpresas mais agradáveis de 'Renascer' é a presença da baiana Edvana Carvalho no elenco. Na novela das nove, ela é a sensitiva Inácia, mãe de Ritinha (Mell Muzzillo ). Dona de um poder espiritual, a empregada abraçou a filha nos momentos mais difíceis, assim como preencheu os filhos de José Inocêncio (Marcos Palmeira) de carinho, além de prever as tragédias em torno da poderosa família.
No entanto, na vida real, a intérprete do braço-direito do coronel relembrou um momento complicado em sua vida bem antes de sua estreia na novela das nove. Em entrevista recente ao Jornal Extra, a atriz contou que quase entrou em depressão após um período em que dava aulas de teatro na periferia de Salvador.
"Eu surtei. Tive uma síndrome, porque estava vendo professores serem violentados e desrespeitados. Comecei a achar que tudo que eu tinha feito até ali não valia nada. Que eu só ia adoecer e eles iam me trocar por outra pessoa. Era muito difícil aceitar que eu estava entrando em depressão", contou a atriz de Renascer. "Comecei a ter vários sintomas de pânico e tristeza. Até que resolvi não ir mais. Após uma consulta no psiquiatra, descobri que também estava com síndrome de Burnout", revelou.
Embora tenha realizado alguns tratamentos para minimizar o sofrimento, Edvana confessou que não se sente apta a retornar para a classe. "Difícil demais! Ainda não sei se volto para completar os anos e me aposentar, ou se largo de vez. Porque não me iludo com o sucesso atual. Não é garantia de nada para o futuro. Não posso lembrar da época em que dava aula de teatro que me vem logo um gatilho doloroso", comentou.
Em julho, a atriz também revelou, durante outra entrevista para o mesmo jornal o bullying, que sofreu na infância devido ao corpo esguio. "Na adolescência, sempre queriam baixar minha autoestima, ainda mais numa época onde ser preto era feio. Diziam que eu queria ter uma profissão de rico. Eu era dentuça e muito seca. Os meninos me chamavam de Olívia Palito... Você mora mal, come mal, não está dentro dos padrões... Mas eu era forte. Então isso não me fez desistir".
Diante de diversos problemas enfrentados ao longo da trama, Inácia deve permanecer viva, assim como ocorreu na versão original em 1993. A religiosa ainda terá um momento de felicidade ao descobrir que Ritinha está grávida de Bento (Marcello Melo Jr. ).