Uma grande homenagem para Hebe Camargo está sendo preparada pelo sobrinho, Claudio Pessuti, com o apoio do empresário, músico e marido da apresentadora Eliana, João Marcelo Boscôli. A eterna rainha da televisão brasileira ganhará uma exposição com todo o acervo dos mais de 62 anos dedicados à televisão.
"Queremos fazer uma grande exposição com todo o acervo da Hebe. Ainda estamos catalogando tudo e separando o que será exposto para o público. Temos todos os figurinos que ela usou nos programas de televisão, em eventos especiais e festas e tudo isso será exibido", disse ao Purepeople o sobrinho da apresentadora, Claudio Pessuti.
Claudio foi por muitos anos o empresário de Hebe e estava com ela um dia antes de sua morte, no final de setembro de 2012. "Todo o acervo está em um local específico para que possamos separar as peças. Além das roupas, também temos muitas fotos incríveis e todo um conteúdo de vídeo e áudio".
Hebe estreou na televisão em 1950 quando, junto ao jornalista e empresário Assis Chateubriand, foi ao Porto de Santos receber os primeiros equipamentos de TV no Brasil. O primeiro programa que ela apresentou se chamava "TV na Taba", que era exibido pela TV Tupi. Cinco anos depois estreou o primeiro programa feminino da televisão, "O Mundo é das Mulheres", na TV Carioca. A atração marcou a fase loira de Hebe que durou até o final da vida.
"Ainda estamos na preparação do acervo. Existe muita coisa para ser avaliada", disse Claudio que acredita não ter problemas para a liberação do acervo das emissoras as quais Hebe já passou. Além da exposição, o sobrinho ainda comenta sobre a coletânea musical que está preparando. "Ela sai esse ano ainda. Independente da exposição".
A exposição deve começar a rodar o Brasil por São Paulo e tem duas datas possíveis para a estreia: 29 de setembro, o dia de falecimento, ou 8 de março de 2014, o dia de nascimento dela. O sobrinho escolheu João Marcelo Bôscoli, marido de Eliana, para a curadoria do projeto.
"Ele está com a gente desde o começo de tudo. Ele é meu amigo e também tem um grande know how na área. A viabilidade do deslocamento da exposição pelo país vai depender do patrocinador, assim como se ela será grátis. Mas não acredito que tenhamos problemas para encontrar parceiros", concluiu.
(Por Patrick Monteiro)