A vinheta do Carnaval Globeleza de 2018 lançada pela TV Globo neste domingo (7) tem causado polêmica nas redes sociais. Isso porque os internautas apontam que a personagem vivida por Erika Moura é a mesma que apareceu no ano passado usando roupas "recatadas". No Twitter, muitos usuários comentam que alguns efeitos são diferentes, mas o restante é bem parecido. "A Globo está sem criatividade nenhuma, repetindo o mesmo comercial da Globeleza do ano passado", criticou um perfil. "A crise chegou na Rede Globo, repetiram a mesma vinheta da Globeleza do ano passado", apontou outro. Já um terceiro usuário brincou usando a canção tema do comercial: "Realmente as vinhetas da Globeleza de 2017 e 2018 são muito parecidas. Estaria o carnaval brasileiro em crise? Vem, pra ser feliz..."
Em comunicado à imprensa, a TV Globo afirma que a edição de 2018 da vinheta de Carnaval - festa pela qual Viviane Araújo tem se dedicado em ensaios até em dias de chuva - dá continuidade à ideia lançada nas imagens do ano anterior. "A vinheta de 2018 é uma evolução gráfica desse conceito e amplia a representatividade das festas e dos ritmos que compõem o carnaval brasileiro", afirma o criador do clipe que explora a cultura brasileira ao redor do país, Alexandre Romano, diretor de arte da Comunicação da Globo.
Protagonista do vídeo, Erika Moura, que não tem inibição em gravar nua, conta que se dedicou para a nova produção, comemora a exaltação do folclore nacional na vinheta e adianta o que tem de inédito nas imagens. "O fato de mostrar um pouco mais da nossa cultura, trazendo os carnavais de outras regiões, além do samba, fez com que as pessoas se sentissem ainda mais representadas. Viajei muito pelo país no ano passado e vi que as pessoas ficaram satisfeitas com essa mistura", fala a mulher que interpreta a Globeleza há 4 anos e passou 15 horas sendo maquiada para gravar em 2016. "Esse ano, vamos ampliar ainda mais, mostrando, entre outros, os bonecos gigantes do carnaval de Olinda pela primeira vez."
(Por Carol Borges)