Gilberto Gil levou o prêmio Musiques du Monde durante o evento Grand Prix Sacem, que aconteceu no L'a Olímpia, em Paris, na França, nesta segunda-feira (25). O cantor é o primeiro brasileiro a ganhar a medalha.
Gil foi homenageado pela diretora e ministra Yamina Benguigui na cerimônia anual, que é realizada pela Sociedade de Compositores, Autores e Editores de Música na França (SACEM). O prêmio veio por seu último álbum, "O Encontro Sul-Africano de Viramundo", lançado em abril deste ano. O cantor foi ao evento na França acompanhado da mulher, Flora.
O trabalho é uma parceria com o artista Vusi Mahlasela e a ideia surgiu durante as gravações do documentário "Viramundo - Uma Viagem Musical com Gilberto Gil". O projeto representa o encontro musical das raízes latinas do baiano com influências africanas. No evento, Gilberto Gil cantou a música "Touche pas à mon pote", composta com base no slogan de uma campanha francesa contra o racismo.
Na última terça-feira (19), o pai de Preta Gil se reuniu com Chico Buarque gravar uma versão da música "Copo Vazio", de autoria do cantor baiano. A canção vai integrar a trilha sonora do curta "Dona Fulana", que terá direção de Andrucha Waddington, para o longa-metragem "Rio Eu Te Amo". A história, que terá Fernanda Montenegro e Eduardo Sterblitch como protagonistas, se passará na capital carioca. Além deste, outros nove curtas vão compôr o filme.