Gilberto Braga comemora 68 anos nesta sexta-feira (1º) levando sua última novela, "Lado a Lado", a concorrer com "Avenida Brasil" ao Emmy Internacional de melhor novela. Sem pensar em descanso, Gilberto anunciou estar preparando para 2015 mais uma novela das oito, escrita em parceria com Ricardo Linhares e João Ximenes Braga, parceiros de longa data. Segundo a coluna de Patricia Kogut, publicada em agosto deste ano, as reuniões dos autores já começaram e as atrizes Fernanda Montenegro, Daisy Lúcidi e Nathalia Timberg confirmam participação na trama.
Sua primeira experiência com telenovelas foi em "Corrida do Ouro", em 1974. A autoria foi dividida com Lauro César Muniz e Janete Clair e a trama foi criada a partir de uma notícia de jornal. A personagens centrais foram protagonizadas pelas atrizes Aracy Balabanian, Sandra Bréa, Renata Sorrah, Maria Luiza Castelli e Célia Biar.
Dois anos depois, Gilberto Braga escreveria seu primeiro grande sucesso: "Escrava Isaura". A novela é um dos maiores produtos de exportação da TV Globo com repercussão mundial e, Lucélia Santos, que protagonizou a trama, recebeu o Prêmio Águia de Ouro na China por sua atuação.
Dentre seus últimos trabalhos destacam-se "Celebridade", em 2003, novela com o elenco com grandes nomes como Malu Mader, Cláudia Abreu, Fábio Assunção e Marcos Palmeira. Em "Paraíso Tropical", de 2007, em parceria com Ricardo Linhares, abordou temas clássicos de folhetim tendo como pano de fundo o bairro carioca de Copacabana. Da dupla, surgiu também "Insensato Coração", em 2011. De 2012 para 2013, assinou a supervisão de texto de "Lado a Lado", novela das seis escrita por Claudia Lage e João Ximenes Braga.