Consagrada como a maior cantora do Brasil, Gal Costa morreu de forma inesperada aos 77 anos no dia 9 de novembro. A causa do óbito da cantora foi revelada pela Revista Piauí, em uma reportagem publicada nesta sexta-feira (02).
De acordo com a matéria, Gal morreu após ter um mal súbito em casa. O falecimento da artista aconteceu por volta das seis horas da manhã. A artista deixou a esposa, Wilma Petrillo, e um filho, Gabriel, de 17 anos.
Segundo o jornalista Thallys Braga, um dia antes de morrer, Gal relatou a uma amiga que realizou uma radioterapia com o objetivo de inibir o surgimento de células que pudessem causar outro nódulo (em setembro, ela fez uma cirurgia para a retirada de um nódulo do nariz). O procedimento durou menos de 10 minutos e ela o fez sem necessidade de remédios para enjoo.
Ainda de acordo com informações do jornalista da Piauí, Gal também contou a esta amiga que estava "louca para voltar a trabalhar" e celebrou a compra de uma nova casa em São Paulo.
Esse procedimento afastou Gal dos palcos nos últimos meses de vida e a fez cancelar a tão aguardada apresentação no festival Primavera Sound, que teria acontecido quatro dias antes da morte da cantora. Na ativa e rodando o Brasil com a turnê "As várias pontas de uma estrela", ela já tinha apresentações agendadas para 2023.