Fãs de Gal Costa se indignaram com uma postagem feita no perfil oficial da cantora, que faleceu em novembro do ano passado. Nesta quinta-feira (12), uma foto da viúva, Wilma Petrillo, ao lado de um cachorro foi publicada no Instagram da artista.
Sem contexto, a imagem de Wilma não traz nenhuma menção à Gal, tampouco ao legado da intérprete. A página estava há dois meses sem publicação; a última anunciava o velório na Assembleia Legislativa de São Paulo.
Admiradores de Gal atribuíram a ação à própria Wilma e fizeram uma série de ataques à empresária. "Quantas fotos a Gal da já postou aqui com essa senhora? Nenhuma... Então, acredito que o Instagram deva servir para preservar a imagem da grande artista", refletiu um fã. "O que aconteceu? A memória de Gal deveria ser preservada com o máximo de cuidado e carinho", defendeu outra seguidora. "Eu acho que muita gente não sabe o quão abusiva (e simpática aos movimentos de extrema-direita) essa criatura é", atacou um internauta. "O nome dela não é Gal", brincou um ouvinte.
Membros da classe artística também se manifestaram na caixa de comentários. Foi o caso da atriz Mariana de Moraes. "Uma artista como Gal não se faz no Instagram. É lamentável e desrespeitoso para conosco essa postagem de sua viúva. Mas Gal é maior que isso", frisou. Bebel Gilberto se mostrou inconformada com a postagem. "Oi?", questionou.
Não é a primeira vez que Wilma sofre acusações por parte dos fãs de Gal. Em novembro, admiradores e amigos próximos cobraram da viúva explicações pelo fato de a cantora ter sido enterrada em São Paulo e não no Rio de Janeiro, ao lado de sua mãe, falecida em 1993.
A polêmica foi levantada por Paulinho Lima, cantor, compositor e ex-empresário de Gal. "Não é justo que seja sepultada num jazigo que não é seu e que seja dificultada a chegada de seus fãs e amigos para homenagens e despedidas finais. Por que isso tudo está acontecendo? Quem deseja apagar e esconder essa pessoa amada por tantos? O que há por trás de tudo isso?", questionou.