No último domingo, Daniel Alves reagiu de forma surpreendente a uma atitude racista de um torcedor, durante o jogo Barcelona x Villarreal, pelo campeonato espanhol. Ao ver que uma banana foi jogada em sua direção, o jogador pegou a fruta e comeu, antes de cobrar um escanteio.
"Foi uma ação espontânea sem pensar na reação. Não pensei na repercussão e na importância do gesto para a luta contra o racismo", disse o jogador, após a partida. Mas a verdade é que a atitude inesperada de Daniel Alves foi elogiada – até mesmo pela presidente do Brasil, Dilma Rousseff – e deu início a um movimento contra o preconceito, iniciado pelo também jogador Neymar.
Ao lado de seu filho, Davi Lucca, o jogador publicou em seu Instagram uma foto segurando uma banana e legendou: "Somos todos macacos". Rapidamente anônimos e famosos entraram no movimento, que se espalhou dentro e fora da internet.
Descontraído, o humorista Leandro Hassum publicou uma foto segurando uma maçã e justificou: "Tô sem banana em casa". Já Preta Gil entrou forte na discussão e lamentou que atitudes racistas existam até hoje. A cantora garantiu entender e apoiar a campanha iniciada por Neymar, mas disparou: "Não sou macaca, sou negra com muito orgulho!".
Campanha iniciada, Luciano Huck logo lançou uma camisa estampada com uma banana em sua grife de roupas. Acusado de querer lucrar com o movimento, o apresentador garantiu: "Não quero e não vou ganhar um tostão com isso". E afirmou que todo o dinheiro arrecadado com a venda das camisas é direcionado ao terceiro setor.
Confira essas e outras pérolas da semana selecionadas pelo Purepeople:
Daniel Alves: "Foi uma ação espontânea sem pensar na reação. Não pensei na repercussão e na importância do gesto para a luta contra o racismo" (Jogador explicando seu gesto de comer a banana jogada no campo de futebol)
Neymar: "Somos todos macacos" (Jogador apoiando o companheiro de clube Daniel Alves na luta contra o racismo)
Leandro Hassum: "Tô sem banana em casa" (Humorista entrando de forma divertida na campanha contra o racismo)
Preta Gil: "Não sou macaca, sou negra com muito orgulho!" (Cantora explicando que apesar de apoiar a campanha #SomosTodosMacacos, prefere dizer que é negra)
Luciano Huck: "Não quero e não vou ganhar um tostão com isso" (Apresentador explicando que o dinheiro arrecadado com a venda das camisas com o nome do movimento #SomosTodosMacacos, em sua grife pessoal, será revertida para o terceiro setor)
Faustão: "O país está perdendo a graça por assuntos sérios. Não venham fazer palhaçada com isso" (Apresentador após ser acusado de racismo ao dizer que o cabelo de uma das bailarinas de Anitta parece uma "vassoura de bruxa")
Marcelo Adnet: "O Medida Certa é uma farsa" (Humorista brincando com Zeca Camargo após o apresentador sentar e quebrar uma mesa)
Fernanda Paes Leme: "Não quero ser a sarada, a gostosa, eu quero ser acessível" (Atriz garantindo que não quer o rótulo de sex symbol)
Dira Paes: "Já tive aula de tiro, visitei locais de homicídios, vi corpos e armas" (Atriz sobre sua preparação para a novela "O Rebu")
Fátima Bernardes: "Só não perco o sono porque o profissionalismo fala mais alto e não posso ter olheiras" (Apresentadora sobre sua preocupação com a audiência de seu programa na TV Globo)
Claudia Leitte: "Não comprei, nem a pau!" (Cantora garantindo que o vestido de quase R$ 80 mil, usado durante a festa "Vem Aí", da TV Globo, era emprestado)
Otávio Mesquita: "Percebi a m*** que eu tinha feito e tirei a foto na hora" (Apresentador após postar em seu Instagram uma montagem dos rostos de Anitta e Michael Jackson)
Guilherme Leme: "Muita gente tem a doença e eu me curei" (Ator após superar um câncer na garganta)
Gloria Perez: "Voltei a escrever para continuar vivendo" (Autora sobre a morte da filha, a atriz Daniella Perez, em 1992)
Bárbara Paz: "Ainda estou vivendo o luto, aprendendo a ficar sozinha de novo" (Atriz sobre seu estado civil)
Juliana Paes: "Dudu tinha pouca paciência para segurar minha onda" (Atriz sobre seu marido, Carlos Eduardo Baptista, durante a gravidez de seu segundo filho, Antonio)
Taís Araújo: "É bom passar na frente de uma obra pra ouvir elogios" (Atriz garantindo que gosta de ouvir cantadas quando não está se sentindo bonita)
Zeca Pagodinho: "Não estou fugindo da Copa nem do Brasil. Estou fugindo é do trânsito" (Cantor justificando sua ida para Miami, nos Estados Unidos, durante a Copa do Mundo)
Zac Efron: "Estava bebendo demais!" (Ator contando que, agora, está fazendo terapia e frequentando os Alcoólicos Anônimos)
Fiuk: "Sophia se faz de santa, mas não é. Quando se junta com uns amiguinhos dela, então, ela apronta. As pessoas não fazem ideia" (Ator e cantor sobre sua ex-namorada, Sophia Abrahão)
Monique Evans: "Os homens acham que são os bonzões. A gente acaba virando troféu. Os gringos são mais sérios" (Ex-modelo contando que se cadastrou em um site para encontrar um novo amor)
Ivete Sangalo: "Me acho uma mulher incrível. Gosto da mulher que me tornei, da esposa que me tornei, da mãe que me tornei" (Cantora, sem falsa modéstia)
Rodrigo Faro: "Na maioria das vezes, sou o servo delas, mas também sou o rei, todas cuidam de mim" (Apresentador sobre a convivência com sua mulher, Vera Viel, e suas três filhas)
José Loreto: "Malhei muito o glúteo" (Ator contando como foi sua rotina na academia para viver um michê na TV)
Guilhermina Guinle: "Ela usa roupas de 1974!" (Atriz garantindo que sua filha, Minna, usa roupas que eram suas, quando bebê)