As franjas já fizeram os vestidos dos anos 20 se movimentarem nos salões de baile e trouxeram mais movimento para as jaquetas dos cowboys. Não faz muito tempo, aliás, que o visual western voltou ao auge da moda. Agora, no entanto, elas aparecem em visuais tão diversos quanto marcantes, trazendo movimento para peças que vão desde o estilo romântico até poderosas mulheres fatais.
Já dissemos aqui que uma onda romântica vem invadindo as passarelas, sobretudo as que trazem as tendências para o verão 2019, e, junto com ela, uma feminilidade mais doce e delicada e menos apelativa que nas temporadas anteriores. Além dos florais e dos looks com cara de princesa, que vêm fazendo as cabeças de designers e fashionistas, as franjas vêm para trazer mais malemolência a looks que poderiam ser comuns. Pioneira quando o assunto é tendência, a Gucci, marca que costuma ter a visão lá na frente, apostou em vestidos com franjas metalizadas e bastante volume. O dominicano Oscar de la Renta, que desfila na Semana de Moda de Nova York, apostou numa mulher mais adulta e "vida real", levando a franja tanto para os looks étnicos como para vestidos de noite com um pé nos anos 20.
O estilista norte-americano Tom Ford tem um estilo bem definido, que propõe uma imagem de mulher poderosa e sensual, além de bastante segura de si. A clássica femme fatale. Em sua passarela com as apostas para o verão 2019 o designer investiu na animal print -- uma das principais tendências da temporada -- no visual mais ajustado no corpo e nas franjas, que trazem ainda mais sensualidade e movimento para as produções que ele propõe. Essa imagem forte também faz parte do DNA da Givenchy, que leva a assinatura de Claire Waight Keller. A marca apostou em poderosos looks estruturados e no brilho, e trouxe a franja como um dos elementos mais interessantes de seus looks, como o top que tem franjas longuíssimas no lugar das mangas.
Além das franjas, as plumas apareceram em alguns dos looks mais charmosos da temporada com um papel parecido: conferir movimento à peça. A Valentino, que trouxe o glitter para o verão 2019, foi uma das que apostou no efeito, conseguindo ainda mais delicadeza em seus vestidos com pluminhas bem leves aplicadas nas barras e mangas. Ainda mais ousada é a proposta da Rochas, que traz peças inteiras -- saias e vestidos -- com plumas aplicadas. O visual cria um efeito sinestésico, já que dá vontade de ver, tocar e mais ainda de usar.
(por Deborah Couto)