A franja curta é, digamos, uma das mais ousadas. É que o comprimento feito acima dos olhos ou na metade da testa garante estilo extra e um toque de charme irreverente - sem contar que, caso a pessoa não curta o visual, fica um pouco difícil de disfarçar com penteados. No entanto, ela é uma das queridinhas de quem gosta de um corte mais fashion. O legal é que a franjinha se encaixa perfeitamente em todos os estilos de cabelo: lisos, ondulados e até cacheados, que já entraram na onda da franja há tempos! Pensando em apostar na franja? Confira 6 dicas que você precisa saber!
A franja reta pode entregar um visual futurista e cool se for cortada bem retinha e acima dos olhos. Por isso, se você curte um corte de cabelo ultramoderno, vale cortar a franja bem reta e com a textura lisa. Esse tipo de franja também valoriza o rosto oval e longo, já que os fios vão "achatar" o rosto.
Se você é dona de um estilo mais descolado e urbano, a versão de franja curta que pode se encaixar melhor é a desfiada e assimétrica. Geralmente, esse modelo fica super natural em cabelos ondulados e cacheados, porque as pontas ficam com um melhor caimento - no caso de fios lisos, podem ficar espigadas. Nesse caso, usar a franja com os fios ao natural está liberado e ainda garante um look prático e fresh.
Para quem pensa que a franja curta garante um visual completamente certinho ou ultramoderno, saiba que a franjinha também pode ser romântica. Geralmente, esse efeito é notado em penteados como rabo de cavalo e coque, tanto alto quanto baixo. A dica para deixar o hairstyle ainda mais delicado é desfiar algumas mechinhas das laterais da franja.
Um detalhe que você precisa saber sobre franjas curtas é que o secador, a chapinha e o difusor, no caso das cacheadas, serão seus melhores aliados. Por mais que você goste de um visual messy e bagunçadinho, existirão ocasiões onde será preciso alinhar a franja curta para que ela fique com um bom caimento no seu corte. Sem contar que a franja pode acordar amassada, com alguns fios em pé ou para o lado errado. Por isso, tenha em mãos essas ferramentas - sem esquecer de aplicar um produto com proteção térmica antes! - para que o look fique perfeito.
Antes de cortar a franjinha, saiba que as suas visitas ao salão serão mais frequentes! É que quanto mais curta, maior a manutenção, já que quando começa a crescer, ela perde seu movimento e caimento natural, principalmente as versões assimétricas.
Um detalhe que você deve saber sobre franjas é que elas costumam ficar mais oleosas do que o restante do cabelo. A explicação está na aproximação com a testa, que costuma, também, ter mais oleosidade. Para driblar o problema, evite mexer nos fios e aposte em linhas de shampoo e condicionador para cabelos mistos ou oleosos.
(Por Beatriz Doblas)