Erika Januza brilhou em um ensaio de rua, que aconteceu na noite deste domingo (05), no Rio de Janeiro. A atriz, que chegou a ser cotada para o "BBB 22", é Rainha de Bateria da Unidos do Viradouro, escola que se consagrou campeã no último Carnaval do Rio de Janeiro, em 2020.
Vale lembrar que, embora a folia tenha acontecido com diversos shows e festas na semana passada (+ Looks de Carnaval das famosas: as 4 trends que protagonizaram os outfits), o desfile das escolas de samba só acontecerá em abril.
Para o ensaio, Erika, que vive um romance com Juan, filho de Carol Nakamura, escolheu recriar a fantasia icônica de Luma de Oliveira, utilizada em 1998, quando esteve à frente da Tradição. Ela utilizava uma coleira com o nome de Eike Batista, com quem era casada na época. A atriz fez uma adaptação: ao invés de utilizar o nome do namorado no adereço, ela pôs o apelido da bateria da escola, "Furacão"
Erika revelou que a referência à Luma é parte de uma homenagem às grandes musas do Carnaval. "Escolho começar pela Luma, um ícone do carnaval que ocupou tão brilhantemente esse cargo de rainha de bateria... E o look icônico para lembrar dessa musa não podia deixar de ser esse, mesmo não tendo sido usado em nossa escola, mas acho que sem dúvida é um dos mais marcantes!", disse a atriz. Confira as fotos na galeria!
Nas redes sociais, Luma se mostrou feliz com a referência. "Linda homenagem da Erika, adorei", escreveu a eterna musa do Carnaval.
A fantasia de Luma ainda divide opiniões, pois, para muitas pessoas, a coleira era considerada uma demonstração de submissão. Em entrevista para a Folha de São Paulo, em 2020, Luma disse que considerava o adereço um símbolo de libertação.
"Uma mulher submissa não estaria com um maiô sexy, de bota, sambando na frente de 300 ritmistas. Acho todas as conquistas maravilhosas. E ainda falta muito. Mas a liberdade tem que ser para fazer o que a gente quiser", disse à publicação.