Fortaleza e Corinthians disputam uma vaga na final da Sul-Americana 2023 nesta terça-feira (3) às 21h30 no Castelão, na capital cearense. Como houve empate no primeiro jogo, está tudo indefinido, e quem avançar deve encarar a LDU (Equador) na final marcada para o dia 28 de outubro no Uruguai. E o jogo vai passar na Globo? Onde ver ao vivo na TV?
Não. A Globo não vai mostrar Fortaleza x Corinthians ao vivo, pois não possui os direitos de transmissão do torneio, uma espécie de primo pobre da Libertadores. O SBT é quem vai exibir ao vivo Fortaleza x Corinthians a partir das 21h15. Na TV fechada, a ESPN mostra o confronto ao vivo.
Quem vencer vai para a final e qualquer empate (com ou sem gols) leva a disputa aos pênaltis. Antes, na tarde de quinta-feira (28), o Corinthians revelou Mano Menezes como seu novo técnico após a demissão de Vanderlei Luxemburgo para a sua terceira passagem pelo clube.
Na quarta-feira (4), às 19h, Defensa y Justicia (Argentina) recebe a LDU. No primeiro jogo, os equatorianos deram um baile (3 x 0) e agora na segunda partida jogam pelo empate ou por derrota de até dois de diferença. Cabe aos "hermanos" vencerem por três de diferença para provocarem os pênaltis. E por quatro de diferença para garantirem a vaga no tempo normal.
Defensa y Justicia x LDU vai ter transmissão do Paramount+.
Criada em 2002, a Sul-Americana viu apenas quatro times brasileiros serem campeões. O primeiro foi o Internacional em 2008 contra o Estudiantes (Argentina). Quatro anos depois, taça para o São Paulo, que superou o Tigre (Argentina).
A tragédia com o voo da Chapecoense fez a equipe catarinense ficar com o título de 2016 em final que seria disputada contra o Atlético Nacional (Colômbia). Já em 2018, os colombianos do Junior Barranquilla perderam para o Athletico Paranaense. O Furacão conquistaria o bi em 2021 diante do Bragantino.
Portanto, nem Corinthians e nem Fortaleza somam título nesse torneio. Além dos cinco títulos, o Brasil soma os vice-campeonatos de 2009 (Fluminense perdeu para a LDU), 2013 (Ponte Preta sucumbiu para o Lanús, Argentina) e 2022 (São Paulo caiu diante do Independiente del Valle, Equador), fora o segundo lugar do Bragantino.
Além disso, o Independiente (Argentina) venceu duas finais contra times brasileiros: 2010, contra o Goiás, e 2017, diante do Flamengo.