Já ouviu falar em fonoaudiologia estética? Trata-se de uma especialidade que equilibra e harmoniza a musculatura do rosto e do pescoço com a estimulação e ajustes na forma que respiramos, falamos e mastigamos. Sim, essas atividades que fazemos repetida e diariamente também podem provocar rugas, tensões e marcas de expressão, mas, de acordo a fonoaudióloga Laís Abreu, dá para combater a flacidez muscular e conquistar um rosto mais simétrico por meio de exercícios que ajudam a relaxar a face - e sem precisar de plásticas! Saiba mais!
As rugas e linhas de expressão possuem várias causas, mas uma delas pode estar relacionada às próprias atividades do corpo, como a mastigação, deglutição, respiração e fala. "Quando nos damos conta da quantidade de vezes que realizamos estas funções, percebemos o quanto influencia na aparência facial", explica a fonoaudióloga Laís Abreu. "Engolimos mais de 2.000 vezes todos os dias, entre saliva e alimentos. Se, a cada deglutição, apertarmos os lábios franzindo a pele, serão 2.000 vezes repetindo essas marcas e rugas todos os dias". E é aí que entra a fonoaudiologia estética! De acordo com a profissional, os exercícios ajudam na tonificação da musculatura facial, combatendo a flacidez, melhorando a simetria, aumentando a consciência dos movimentos e reduzindo as tensões que provocam as rugas!
Além de todos os benefícios proporcionados pela fonoaudiologia estética, a vantagem é que todo mundo pode fazer, principalmente na fase adulta, que é quando as rugas e linhas de expressão começam a se manifestar. "Todos podem fazer, porque é baseada na funcionalidade do rosto e pescoço, usando recursos não invasivos para trazer serenidade para nossas expressões", conta Laís. E mais: se você já passou por algum procedimento estético, você também pode se beneficiar, mas é importante informar sempre o que foi feito e em que regiões, antes de submeter aos exercícios, combinado?
Outra vantagem que vale destacar sobre a fonoaudiologia estética é que os resultados costumam aparecer rapidamente, desde que os exercícios estejam sendo feitos corretamente, de acordo com o seu caso. "Pela minha prática clínica, observo as primeiras modificações de hábitos e aparência a partir da primeira semana de exercícios. Isso porque, além de estimular a musculatura, muitas orientações já atuam na organização da face, mantendo uma postura com mais sustentação de bochechas, menos tensões e, como consequência, menos marcas de expressão".
Para iniciar o tratamento, é importante procurar um profissional capacitado para identificar suas características faciais e definir o planejamento. No entanto, é possível reproduzir exercícios simples em casa e já experimentar algumas técnicas. Confira duas dicas da fonoaudióloga Laís Abreu, uma para a testa e outra para os lábios:
1 - A primeira dica é para evitar as linhas horizontais da testa, que surgem quando elevamos muito as sobrancelhas. Nesse caso, mantenha o rosto virado para a frente, durante todo o exercício, e olhe para o teto. É importante movimentar apenas os olhos, abrindo bem as pálpebras e mantendo a cabeça parada, sem deixar as sobrancelhas levantarem. Volte com o olhar para frente e repita o movimento 10 vezes.
2 - Já para evitar marcas ao redor dos lábios e manter as bochechas mais firmes, Laís indica a "Deglutição do Mistério". Para o exercício, você precisa engolir sem movimentar, apertar ou franzir os lábios, concentrando a força na língua e nas bochechas. O único movimento que pode ser notado é o da garganta. A prática pode ser todos os dias, durante as refeições. Tente fazer em casa!