No capítulo desta segunda-feira (26) da novela "Lado a lado", Isabel (Camila Pitanga) esteve frente a frente, pela primeira vez, com Elias (Cauê Campos), seu filho. Mas a dançarina - que acaba de voltar de uma temporada de seis anos na França - não faz ideia de que o garoto é seu herdeiro com Albertinho (Rafael Cardoso) e, na cena, pergunta a ele "quem é o menino bonito?". Na trama das seis da Globo assinada por João Ximenes Braga e Cláudia Lage, a criança foi escondida pela avó malévola Constância (Patrícia Pillar), que fez questão de espalhar por aí que ele havia morrido.
Aos 10 anos, Cauê Campos tem chamado a atenção do público por conta de sua desenvoltura e naturalidade nas cenas em que seu personagem é maltratado por Zenaide (Ana Carbatti) - a falsa mãe - e Berenice (Sheron Menezzes), a vilã que finge ser sua tia.
O Purepeople bateu um papo com o talento mirim e ele contou um pouco sobre os bastidores das gravações da novela. Ao falar da colega de cena, Cauê é só elogios: "A Camila (Pitanga) foi muito bacana no ensaio e na gravação. Tivemos um encontro em que ela foi muito legal e carinhosa comigo. Disse que já queria muito me conhecer pessoalmente, já que tinha ouvido falar dos meus trabalhos anteriores na TV", contou ele, que em Avenida Brasil era uma das crianças do lixão e foi o escolhido para celebrar o casamento de Rita e Batata, na primeira fase da trama das 21h.
Desde pequeno Cauê já está familiarizado com roteiros de novela. Ele repassava o texto com o irmão mais velho, Cadu Paschoal , de 15 anos, que interpretou o personagem Hari em "Caminho das Ìndias ". E assim foi tomando gosto pela atuação e já acumula na carreira um longa-metragem ("Totalmente inocentes") e uma série infantil no canal pago Gloob.
Acostumado com a rotina de gavações, o ator explica como concilia os estudos com o trabalho na novela: "Eu estudo de manhã e a emissora respeita meu horário escolar. Estudo os textos nos meus intervalos de gravação, à noite e nas minhas folgas".
Com o sucesso do personagem Elias, ele vem se tornando cada vez mais popular na escola. "Meus amigos comentam comigo sobre meu trabalho na novela. Tenho lido postagens elogiosas e tenho escutado pessoas falarem que gostam muito do meu desempenho".Em seu perfil na rede social Facebook, há várias fotos da sua recente cerimônia de primeira comunhão, na qual o ator demonstra desde cedo sua forte ligação com a religião. "Sou católico praticante, devoto de São Jorge e de Nossa Senhora Aparecida. No dia 18 de novembro, fiz minha primeira eucaristia, celebrada pelo padre Marcelo Froes, na Igreja Nossa Senhora das Graças, no bairro Jardim Catarina Novo, em São Gonçalo", afirmou.
Mesmo tão jovem, Cauê diz não encontrar muita dificuldade para atuar: ele nem reclama do texto mais denso da trama, que se passa no início do século passado: "É tranquilo e bem fácil. Um dia eu encontrei no meu roteiro uma parte em que eu tinha que falar 'papo furado'. Até estranhei e perguntei para o diretor se era pra dizer isso mesmo, mas ele disse que sim, que era pra falar do jeito que estava no texto".
Graças à ajuda de Zé Maria (Lázaro Ramos), Elias está aprendendo a jogar capoeira na trama. Fora da ficção, o ator disse que já teve contato com o jogo por meio do pai, Alcir. "Meu pai já tinha me ensinado noções de capoeira e estou aprendendo mais a fundo nas aulas com o mestre Cocoroca. No sábado (24) recebi no batizado do Chico (ator Cesar Melo) a corda amarela e branca, numa roda de capoeira", comemorou o menino.
Cauê não pode contar os próximos passos de seu personagem, mas confessa estar ansioso por contracenar mais com Camila Pitanga. "Ainda não tive oportunidade de conviver com ela, nossos encontros nas gravações só acontecerão nos capitulos futuros. Neste momento da novela, quase não vejo a Camila, porque gravamos em cenários e horários diferentes", lamentou. É só aguardar para ver.
(Por Samyta Nunes)