Nos próximos capítulos de 'Cabocla', Emerenciana dará luz a seu filho com Boanerges (Tony Ramos ), mas uma tragédia toma conta da família e muda tudo entre o casal.
Em 'Cabocla', exibida na Faixa Especial da Globo, Emerenciana (Patrícia Pillar) passará por uma situação crítica nos próximos capítulos. A matriarca sofrerá complicações no parto, e as consequências não serão nada positivas.
Na novela de Benedito Ruy Barbosa, Generosa (Vera Holtz ) ajudará no parto da comadre, e será responsável por avisar que o bebê que Emerenciana e Boanerges esperavam não sobreviveu.
A personagem de Vera Holtz explicará que o bebê nasceu com o cordão umbilical enrolado no pescoço, o que dificultou sua sobrevivência. Incrédulo, o fazendeiro é consolado por Belinha (Regiane Alves ) e Jerônimo (Daniel de Oliveira ). Desse modo, a tragédia prova uma crise intensa no casamento dos poderosos, sendo que a esposa o acusará de pressioná-la a ter um filho homem.
No entanto, o tempo passará e os pombinhos se unirão novamente. Sendo assim, eles enfrentarão o grande dilema de aceitar o casamento de Belinha com Neco (Danton Mello).
Nos últimos capítulos de 'Cabocla', Boanerges e Emerenciana terão uma ótima notícia: eles serão pais novamente, selando um final contente para o casal.
No fim da novela rural, outras surpresas prometem agitar o público, como a morte de Tomé (Eriberto Leão), que se envolverá em uma briga de bar e será ferido até o final pelo inimigo. Além disso, a filha de Generosa volta para rever a mãe e contar sobre seu casamento luxuoso.