A morte de Nelson Mandela, aos 95 anos, nesta quinta-feira (5), causou comoção entre os famosos, que lamentaram o falecimento do ex-presidente da África do Sul.
Em entrevista à CNN, o Príncipe William declarou: "Triste, trágica notícia. Extraordinário, o homem inspirador. Meu pensamentos e orações estão com ele e para família". William e Kate Middleton estavam na première do filme "Mandela: Long Walk To Freedom", no Odeon in Leicester Square, no Reino Unido, quando souberam do falecimento de Mandela. O longa é baseado na história do primeiro presidente negro da África do Sul. Sobre a triste coincidência, o Príncipe William comentou: "Nós estávamos apenas lembrando o homem extraordinário e inspirador que era Nelson Mandela".
No Twitter, Ricky Martin publicou: "Acontece uma festa no céu. Os anjos estão celebrando. O único Nelson Mandela chegou".
Rihanna também prestou sua homenagem ao líder: "Um dos maiores homens que já viveu. Lenda! Nos não vamos esquecer o que esse homem nos ensinou. E não vamos nunca realmente entender o nível de força que ele precisou para aguentar tantos anos. Obrigado!", postou ela no microblog.
A cantora Fergie lembrou o encontro que teve com o ativista em sua casa, em Joanesburgo, ao lado de Will.I.Am. "Foi realmente memorável para mim. Ele era um anjo", escreveu ela.
O eterno rei do futebol, Pelé, publicou: "Hoje estou entristecido demais. Nelson Mandela foi uma das maiores influências na minha vida. Foi um herói para mim, um amigo e um companheiro na luta pelo povo e pela paz no mundo. Vamos todos nós continuar sua legacia com propósito e paixão".
O ex-jogador Ronaldo comentou: "Eu tive o prazer de estar com o Mandela, um cara incrível. Descanse em paz! RIP. Você mudou o mundo! Obrigado".
Para Jessie J, Nelson Mandela é um exemplo: "Nelson Mandela mostrou e agiu mundo afora o verdadeiro significado de lutar pelo que você acredita! Obrigada por dar a humanidade o seu espírito de humilde todos os dias até o fim. Estou tão feliz que um dia meus futuros filhos vão aprender sobre você como um verdadeiro líder do amor e da paz. Um exemplo para todos. Você é um anjo".
A ex-Spice Girl, Melanie C, ficou sabendo da morte do ativista pelo Twitter. "Eu devo dizer que sou honrada por ter conhecido Nelson Mandela", escreveu.
Beyoncé compartilhou uma foto na qual aparece com o ex-presidente da África do Sul. "Obrigada por tudo o que você sacrificou para melhorar a vida de outros seres humanos. Descanse em paz", registrou a cantora na legenda da imagem.
Preta Gil se despediu do sul-africano publicando uma foto de Mandela. "Tatá Madiba! Hamba Kahle. Descanse em paz, Mandela", comentou.
A modelo Alessandra Ambrósio escreveu mensagens em inglês e em português para ressaltar a importância de Mandela: "Sua integridade e coragem na busca de igualdade para todos não só mudaram a história, mas tem inspirado o mundo! Verdadeiro herói".
No Facebook, o cantor Thiaguinho reproduziu uma famosa frase de Nelson Mandela: "Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar".
Gal Costa escreveu: "À Nelson Mandela minha profunda admiração. O mundo precisa de homens como ele".
O jogador Robinho compartilhou uma foto ao lado do político em sua conta no Instagram. "Descanse em paz Nelson Mandela. Luto", escreveu ele na legenda da imagem.
O craque Cristiano Ronaldo agradeceu o ativista: "Grato Madiba por seu legado e seu exemplo. Você sempre estará conosco".
Yasmin Brunet, filha de Luiza Brunet, publicou: "Aprendi que a coragem não é a ausência do medo, mas o triunfo sobre ele. O homem corajoso não é aquele que não sente medo, mas o que conquista esse medo".
O ator Antônio Calloni escreveu: "Hoje é o dia da generosidade! MADIBA NASCE PARA SEMPRE...".
A morte
Nelson Mandela faleceu de complicações pulmonares em sua residência, em Joanesburgo, onde morava com a mulher, Graça Machel. Ele já vinha sofrendo de problemas no pulmão desde junho, chegando a ficar internado por quatro meses, até setembro, sendo esta a sua quarta internação desde dezembro de 2012. No entanto, ele recebeu alta para continuar o tratamento em casa.
As últimas imagens de Mandela foram divulgadas em abril, em que ele mostra fragilidade sentado em uma cadeira com o cobertor sobre as pernas e o seu rosto não expressava qualquer emoção.
Conhecido como "Mandiba" em seu país, ele foi considerado um dos maiores heróis da luta negra pela igualdade de direitos e um dos principais responsáveis pelo fim do apartheid em 1993. Nesse meio tempo, ele ficou preso por 27 anos e, após ganhar a liberdade, ganhou o Prêmio Nobel da Paz, sendo eleito em 1994 o primeiro presidente negro da África do Sul.
Mandela já apresentava saúde frágil desde a Copa do Mundo de 2010, realizada em seu país, que o impedia de realizar aparições públicas. No entanto, ele ainda recebia em sua casa visitantes importantes, como o ex-presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton.
Além disso, em 2001 ele foi diagnosticado com câncer de próstata e hospitalizado com problemas respiratórios, além de já ter enfrentado tuberculose em 1988 e uma cirurgia na próstata em 1985.