O "Medida Certa" chegou ao fim e a nova silhueta de Fábio Porchat é uma das maiores surpresas desta edição. Após 90 dias de exercícios, o humorista diminuiu 18 centímetros de cintura. Ao lado de Preta Gil, ele venceu a disputa do reality show do "Fantástico" contra Gaby Amarantos e César Menotti, perdendo 10kg e chegando à marca de 83kg. Além disso, ele está com 11,5% de gordura, dimuindo 17%.
"Estou muito feliz com o resultado. E surpreso também", afirma Porchat, em conversa com o Purepeople. Quando começou a corrida pela boa forma, ele afirmou: "Quero perder 10kg. É minha meta na cabeça". Na época, Fábio estava com 93,7kg e 28,57% de gordura. Com o sobrepeso, ele estava com o colesterol e o ácido úrico altos, 227mg/dl e 7,1 mg/dl, enquanto o normal seria 200 mg/dl e 7,0 mg/dl, respectivamente.
Foram os exames que fizeram o humorista se certificar do que há muito tempo já sabia: precisava emagrecer. Desde que começou a fazer trabalhos da TV Globo, em 2008, Porchat mudou de silhueta inúmeras vezes (como pode ser visto em nossa galeria). Em entrevista à nossa equipe, Fábio conta que o ano de sua chegada à emissora foi o ápice de seu sobrepeso, pesando mais de 100kg. "De lá pra cá, eu emagreci quase 30kg", afirma ele, que desde criança conviveu com o efeito sanfona.
"Eu nunca fiz exercícios. Até os 13 anos eu era bem magrinho. Quando entrei na adolescência, comecei a engordar. Aí quando cheguei aos 18, 19 anos, eu estabeleci meu peso. Só que quando vim para o Rio, meu peso aumentou muito", conta Fábio, que é carioca, mas morou em São Paulo até 2002, quando voltou para sua cidade natal.
Quem acha que o ator era do tipo de criança que não gostava das aulas de Educação Física está enganado. Porchat garante que sempre participou das atividades propostas na escola. "Eu adorava jogar futebol, brincava na escola. Só nunca gostei de academia, luta... nada de exercício repetido", afirma ele. Porém, a idade adulta chegou e os compromissos de trabalho deixaram o tempo cada vez mais escasso, o que levou o humorista ao sedentarismo.
Na consulta com o especialista antes de iniciar o "Medida Certa", Fábio confessou que os exercícios físicos de sua rotina se limitavam a dirigir e caminhar da portaria do Projac até o estúdio F, onde é gravado o humorístico "A Grande Família", no qual ele interpreta o personagem Júnior, desde o ano passado. A falta de tempo o impedia de se exercitar, já que ele se divide entre o trabalho com o canal do Youtube "Porta dos Fundos", as gravações do seriado "A Grande Família" e da segunda temporada "Meu passado me condena", do Multishow.
Para eliminar as gorduras, Fábio recorreu à lipoaspiração em 2012. "Tirei 5 litros de pança. Eu dei à luz um presunto", disse Porchat no primeiro episódio do "Medida Certa". Segundo o preparador físico Marcio Atala, o procedimento não é o ideal, mas Porchat não se arrepende de ter recorrido ao método: "Eu tirei o que estava localizado. Se não fosse com a lipo, eu nunca conseguiria eliminar essa gordura abdominal".
O sobrepeso e o sedentarismo foram alguns fatores que impulsionaram Fábio a participar do reality show do "Fantástico". "Quando me chamaram para participar do 'Medida Certa', eu aceitei na hora. Sempre quis aliar trabalho com mudança de peso, pois a coisa que mais gosto de fazer é trabalhar", conta ele à nossa equipe, e assume ter recebido muitas críticas por participar do quadro. "O engraçado é que as pessoas questionaram o fato de eu participar porque achavam que eu não tinha motivo para perder peso. Todo mundo acha que quem precisa de exercícios físicos é quem está obeso. E não é. Quem está com sobrepeso também tem que emagrecer e perder nem que seja um quilinho", afirma ele.
A reeducação alimentar também fez parte do processo de emagrecimento. No início do quadro, o humorista confessou comer "como um mendigo somaliano". Hoje, ele conseguiu reverter esse quadro. "Eu sempre gostei de comida saudável, sempre comi frutas. O problema é que eu comia 10 laranjas. Agora, como uma", brinca Porchat.
Com o fim do "Medida Certa", Fábio não se surpreende apenas com o resultado final, mas também com a rapidez com que atingiu a meta proposta pelo preparador físico do quadro. "Fiquei feliz porque, na metade do tempo previsto, eu já havia alcançado o que foi programado pelo Marcio (Atala)", afirma Porchat. Logo assim que começou no quadro, ele perdeu 7kg. Um mês depois, a balança já marcava 12 quilos a menos. Fábio se esforçou bastante para tal. Durante a disputa, ele foi flagrado várias vezes correndo pelas ruas da Zona Sul do Rio. "Há duas semanas, quando foi a última vez que tive conhecimento do meu peso antes da final, eu estava com 84kg", comemora Porchat, que alcançou a marca de 83kg em três meses de disputa.
A meta dele agora é manter o peso e, para isso, continuará com o acompanhamento da personal trainer que contratou durante o "Medida Certa". Mas, com o fim do reality, Fábio tem um novo desafio. "Após perder todos esses quilos, vou fazer shows em Portugal e Japão. Depois disso tudo, tem as férias. Vou passar 20 dias fora e ainda tem as festas de final de ano. Vai ser uma provação", finaliza ele.
(Por Laís Fernandes)