Pode anotar: na Primavera-Verão 2022, você vai ter alguma roupa ou acessório com a estampa paisley. Popularmente conhecida por colorir as bandanas, a padronagem se destacou na Semana de Moda de Milão e em tapetes vermelhos recentes, como o de Veneza.
Ela surgiu em diferentes tecidos e combinações de cores: sua marca é aquele formato de folha meio distorcida, similar a uma gota. No mundo da moda, mas mostrou toda sua força na década de 1970, com o advento do movimento hippie e do estilo boho.
Mas o surgimento dela data de um período mais antigo: as primeiras aparições se deram ainda no século XVII, na Índia. Vista em xales da região da Caxemira, ficou conhecida como cashmere - nomenclatura que é usada até hoje, por muitos. No entanto, quando a cidade homônima da Escócia passou a produzi-la em larga escala, seu nome foi atualizado. Depois de conhecer mais sobre o contexto histórico dela, vamos às dicas de estilo?
Misturar estampas é um recurso recorrente para ter uma produção mais despojada e a estampa paisley fica perfeita nessa proposta.
Para isso, a sugestão é: procure outras padronagens que tenham cores em comum e mantenha pelo menos um elemento do look mais neutro. Floral e xadrez, por exemplo, ficam incríveis com a estampa-hit dessa temporada.
Se você quer se arriscar com a novidade, mas não abre mão do conforto, uma saída pode ser escolher um jeans de modelagem mais soltinha - como a wide leg, flare e mom jeans (confira aqui truques de estilo com essas peças) que tenha a estampa paisley.
Há opções mais clássicas, com o azul como cor de fundo, e outras mais coloridas, em que a estampa é protagonista total. Pense nas peças que já tem no seu closet e avalie a que mais funciona para você!
Quer saber mais uma aliada certeira na hora de incluir a estampa de bandana em seus looks? A paleta de tons terrosos.
Ela segue em alta na próxima temporada e faz um duo interessante com a estampa paisley por ser mais sóbria e elegante, contrapondo-se ao mix de cores que a padronagem normalmente tem. Acessórios em couro ou com uma pegada artesanal, de crochê e tricô, arrematam a produção.
Outra proposta é apostar na estampa paisley em looks de festa! Aqui, elas ganham um quê mais extravagante e dialogam bem com brilhos, transparências, franjas e plumas.