Em meio ao processo de transição de gênero, de Matheus Mazzafera passou por um momento delicado durante uma cirurgia de feminização vocal em Curitiba, há 20 dias. Segundo informações do colunista Leo Dias, surgiu a informação de que a comunicadora, que agora se chama Maya Mazzafera, teria ficado cega durante procedimento.
O colunista contou que para este procedimento, Maya precisou ficar 45 dias sem falar. Além disso, ela não teve os olhos devidamente vedados, uma prática comum em cirurgias com anestesia geral para evitar complicações oculares. "Sem a proteção adequada, o vento pode causar danos aos olhos, com uma sensação semelhante a estiletes passando pelo globo ocular", disse Leo Dias.
Outra informação é de que, quando a intervenção chegou ao fim e o efeito da anestesia foi diminuindo, Maya Mazzafera passou a perder parcialmente a visão do olho direito, até ficar completamente cega. O jornalista acrescenta que a influenciadora também ficou sem falar e relatos apontam para uma possível negligência médica.
"Fiquem tranquilos que eu já estou bem! Eu não estou cega como estão falando. Em uma cirurgia que fiz em Curitiba, por erro médico ou da equipe, eu tive, sim, perda de visão, porém eu fui no mesmo dia para outro hospital. Já estou quase enxergando normal. Não acredite em tudo que vocês leem. Eu mesma vou vir falar tudo para vocês! Eu já estou ficando bem e quero/vou compartilhar tudo com vocês", declarou.