Para quem acompanha 'Renascer ', já deve ter percebido desde o primeiro capítulo que a novela se concentra em uma época antiga. Indícios mostram que a trama de Bruno Luperi está longe dos dias atuais.
Talvez o ponto mais significativo seja a inocência de Maria Santa (Duda Santos ), que acreditara engravidar de José Inocêncio (Humberto Carrão ) com apenas um beijo. Além disso, os sotaques, diálogos e relações entre os coroneis remetem ao patriarcado e à posse entre homens sobre mulheres.
Mas saiba que 'Renascer' não é uma produção da década de 30, por exemplo. Muito pelo contrário, a trama das nove começou no final dos anos 80. A partir desta quarta, 31, saltará para 1995, quando a mocinha morrerá após ter o quarto filho, João Pedro (Juan Paiva ).
Ligada no 'modo turbo', a novela avançará para 2005 no momento em que os filhos de José Inocêncio já estiverem grandinhos. João Pedro, por exemplo, terá dez anos nesta época. A partir de segunda-feira, com a segunda fase concretizada, o folhetim chegará aos dias atuais.
Na versão original, no início da década de 90, a primeira fase se passava no começo dos anos 60 até avançar para 1993, ano em que foi exibida a novela da Globo.