O discurso sobre preservação ao meio ambiente é realidade nos tempos atuais. Vemos cada vez mais o mundo buscando novos meios e atualizações em diferentes setores, para a preservação dos recursos naturais, e a moda é um deles. Eventos e celebridades estão aderindo a novos looks e tendências, que visam a sustentabilidade.
Recentemente, ocorreu mais uma edição da São Paulo Fashion Week, na qual a sustentabilidade foi um tema que desfilou bastante pelas passarelas. Ainda, a Academia do Oscar emitiu um comunicado recomendando que os artistas que passassem pelo tapete vermelho utilizassem looks que respeitem o meio ambiente.
Além disso, nos últimos dias, a Princesa de GalesKate Middleton chamou atenção em evento que participou em Boston, nos Estados Unidos, ao lado do Príncipe William ao utilizar um vestido verde brilhante, que também se adequa aos padrões sustentáveis.
A empreendedora e modelo Waldisleny Dias comenta sobre os principais benefícios ao utilizar looks que preservam os recursos naturais.
"Vamos reaproveitar e produzir menos. Economizaremos nossos recursos e haverá menos fast fashion, que contribui para a poluição do solo e dos rios. É hora de voltar à moda convencional. Usar um estilo sustentável é ser responsável", destaca.
Waldisleny também afirma que a utilização de roupas e modelos que preservam o meio ambiente já são uma realidade, e que os padrões de consumo já mudaram. Ela comenta ainda sobre a importância dos famosos ditarem essa tendência ao público, visando a utilização de menos recursos naturais.
"As celebridades são a inspiração da juventude e é natural que a moda seja transmitida para jovens que queiram se parecer com seus ídolos. Se queremos mudar as linhas, temos que inspirar as novas gerações. A luta ecológica é de todas as gerações, porém, é maior ainda daqueles que conduzirão o mundo no futuro", declara.