A ideia de Ellen DeGeneres de fazer um 'selfie' coletivo durante a apresentação da 86ª edição do Oscar , no domingo (2), rendeu uma reação inesperada da Samsung, uma das patrocinadoras do evento. A corporação multinacional que atua em diversos ramos da área de tecnologia da informação doou US$ 1,5 milhão para cada instituição de caridade indicada pela apresentadora.
"Apesar de sermos um patrocinador do Oscar e termos uma integração com a ABC, ficamos encantados de ver Ellen organicamente incorporando o dispositivo num momento selfie que gerou falatório geral. Grande surpresa para todos, ela capturou algo que ninguém jamais esperou. Em honra a este momento épico e, é claro, à incrível resposta de quase 3 milhões de retweets, quisemos fazer um donativo a duas instituições de caridade da escolha de Ellen: St Jude's (o hospital infantil de pesquisa) e Humane Society dos EUA ", disse a assessoria da Samsung ao Purepeople.
O já famoso clique de DeGeneres acompanhada por atores como Meryl Streep, Brad Pitt, Angelina Jolie e Julia Roberts já passou os de 3,3 milhões de retweets. Na mesma noite em que a cerimônia do Osacar era exibida, a imagem se tornou a mais 'retuitada' da história, e congestionou o serviço do Twitter durante vários minutos.
Selfie
Mas segundo matéria publicada no Wall Street Journal, o selfie de DeGerneres não foi algo tão espontâneo como se parece. Sgundo a publicação, a Samsung teria gasto aproximadamente US$ 20 milhões (cerca de R$ 45 milhões) em ações de marketing.
Tudo teria sido muito bem planejado entre a patrocinadora e a rede de televisão ABC, que detém os direitos de transmissão do Oscar. O jornal conta que o acordo incluía a aparição do aparelho Galaxy Notes 3, o mais novo lançamento da Samsung. A foto, porém, teria sido uma sugestão da própria Ellen DeGeneres, que propôs aos organizadores fazer imagens com as celebridades durante a cerimônia. A emissora, então, aprovou desde que ela usasse um celular da Samsung e, para que tudo funcionasse perfeitamente, Ellen se reuniu com executivos da empresa dias antes do Oscar que a 'treinaram' para utilizar o novo Galaxy.
E a apresentadora do Oscar agradou a audiência ao fazer brincadeiras irreverentes com as estrelas presentes no evento. Ela chamou um entregador de pizza, distribuiu fatias entre os artistas e os reuniu para tirar uma "selfie". Com Brad Pitt, Angelina Jolie, Bradley Cooper, Jennifer Lawrence, Lupita Nyongo´o, Peter Nyong´o, Meryl Streep , Channing Tatum, Kevin Spacey e Julia Roberts, a imagem publicada em seu Twitter bateu um recorde e acumulou 2 milhões de compartilhamentos até o final da cerimônia.
Ellen não perdeu a oportunidade de fazer piadas com as estrelas. Uma das primeiras "vítimas" foi a atriz Jennifer Lawrence. A atriz, que tropeçou ao receber o prêmio de Melhor Atriz na edição passada da premiação, riu quando a apresentadora sugeriu levar o prêmio até ela caso ela ganhasse a estatueta novamente. Já a atriz Liza Minneli foi alvo da acidez da anfitriã, que a imitou como se fosse uma drag queen.
Essa foi a segunda vez que Ellen foi a anfitriã da cerimônia do Oscar . Uma das apresentadoras mais queridas dos americanos, a primeira vez que assumiu o palco da premiação foi em 2007. Elogiada pela crítica, sua performance foi considerada a "melhor da década" pelo site Daily Beast. Já o site americano "The Hollywood Reporter", Ellen correspondeu expectativas.
Até à cerimónia dos Oscars, a foto mais retuitada era a do presidente americano, Barack Obama, colocada na rede de microblog depois de vencer pela segunda vez as eleições dos Estados Unidos. A imagem em que Obama está abraçado à mulher, Michelle Obama, tinha sido 'retuitada' 778.329 vezes.
(Por Renata Mendonça)