A pandemia impactou negativamente a economia mundial, forçando o fechamento de vários negócios e estagnando setores inteiros de produção. No entanto, a crise sanitária surpreendeu por outro lado, impulsionando fortemente o comércio online, um negócio que vem atraindo muitos consumidores pela praticidade e conforto.
Somente em 2020, o setor teve um crescimento de 40%, em relação ao ano anterior, de acordo com dados levantados por pesquisa do PayPal e da BigDataCorp, em agosto. Até o oitavo mês de 2021, o crescimento do setor já havia registrado 22,05% de incremento, nos últimos 12 meses.
Mas o que é preciso para entrar para um dos segmentos que mais cresce no Brasil? (A atriz Fiorella Mattheis, por exemplo, é um exemplo de quem apostou nesse nicho)
O Purepeople traz algumas dicas do especialista em e-commerce e vendas sem estoque Cássio Canali. Segundo ele, é preciso que o futuro vendedor digital descubra mais sobre suas paixões e habilidades, usando estas informações para encontrar um nicho de atuação adequado ao perfil dele. Confira a seguir!
O empresário, que tem mais de 340 mil inscritos em seu canal de YouTube, é consultor de vendas e foca em orientar novos entusiastas do e-commerce a começarem do zero, com vendas sem estoque, o chamado dropshipping, quando o empreendedor atua como intermediário entre fornecedores e clientes.
Cássio alerta, no entanto que, entre a euforia de montar um negócio ligado a uma paixão e efetivamente ter sucesso nas vendas, alguns fatores devem ser levados em conta: a demanda pelos produtos e a capacidade de se tornar referência na oferta.
As lojas generalistas são os grandes magazines e quando você está começando não dá para competir com eles
"Por exemplo, já existem milhares de concorrentes no setor de moda masculina, porém é menor o número de concorrentes especializados em acessórios para o homem, ainda menor o micro nicho de gravatas. Quando você está começando, quanto mais específico melhor. As lojas generalistas são os grandes magazines e quando você está começando não dá para competir com eles", afirma.
Para orientar a busca, Cássio recomenda atenção a alguns fatores que podem nortear o empresário digital. "Não existe um mercado que seja perfeito para todos iniciarem, mas existe um mercado que vai ser perfeito para você, especificamente. Para descobri-lo, faça as seguintes 5 perguntas:
1. Quais são os 10 nichos que você mais gosta?
2. Destes quais nichos têm produtos em maior quantidade entre os mais vendidos da internet?
3.Quais nichos têm preços mais compatíveis com o seu orçamento?
4. Quais têm fornecedores da sua região?
5. Quais nichos há mais produtos em tendência de alta vendendo hoje e que mantém maior constância durante o ano?"
Quanto ao momento para abrir uma loja on-line, Cássio é taxativo:
O melhor momento é sempre o agora. Quanto mais cedo você abrir sua loja on-line mais rápido você vai colher os resultados. Só se aprende de verdade executando, arregaçando as mangas e fazendo até dar certo