A novela "Deus Salve o Rei" surpreendeu o público com sua trama medieval e tem agitado a web nas cenas com Marina Ruy Barbosa e Bruna Marquezine. Mas a novela também trouxe uma novidade nos bastidores: ela conta com Debby Lagranha nos bastidores. A ex-atriz mirim da Globo se formou em veterinária e cuida dos bichos que aparecem em cena. "Os animais, para estarem em qualquer mídia, precisam estar com a saúde 100% e fico nessa parte de saúde, fiscalização, vigilância, cuidado e tudo mais. Não é só em 'Deus Salve o Rei', já gravei várias novelas e seriados na Globo e na Record também. Fiz filmes, comerciais e tudo que envolva animais. São todos os tipos de animais, desde ratos, baratas, cachorros, gatos, periquitos, papagaios, cobra, arara...", detalha ao Purepeople a mãe da pequena Duda, de 4 anos.
Aos 26 anos, ela mora em Vargem Grande com a menina e o marido, Leandro - onde tem uma hospedagem para cães, Canil Fidely - e se considera realizada na profissão. "Trabalho 365 dias por ano, 7 dias por semana, 24h por dia. Minha rotina é pauleira. É Debby 1001 utilidades", brinca a jovem. E as idas aos Estúdios Globo tem sempre um gostinho especial. "Estou conseguindo juntar minhas duas paixões, a TV, arte cênicas em geral e os meus bichos, que são a minha fonte de energia. Tenho que me dividir em mil, então não vou em todas as gravações: vou nas principais ou nas mais difíceis, nas que tem alguma necessidade a mais ou quando eu estou tranquila em casa, o que não é muito comum. Porque é um meio muito legal, onde conheço muita gente", comemora Debby, relembrando um reencontro marcante com o cinegrafista Cláudio Magalhães: "Encontrei um cinegrafista que trabalhou comigo dos 5 aos 12 anos, marcou a minha infância. Ele arrumava o que era possível e impossível para mim. E quando ele me encontrou, ele chorava...Quando ele me viu lá, na Globo de novo, fazendo o que eu queria. E eu chorava também: todo mundo achou que a gente era louco".
Um momento emocionante para Debby atrás das câmeras foi reencontrar a intérprete da vilã Catarina - que nos próximos capítulos vai marcar seu casamento com Constantino. "Eu e Bruna passamos boa parte da infância juntas: eu, ela e Sasha. Foram muitos finais de semana. Foram muitas brincadeiras, viagens, quando éramos todas inocentes e crianças. Ela me viu: olhou, ficou na dúvida e me chamou: 'Deby', aí parou a gravação, falou para todo mundo 'é a Debby'. Foi muito fofa, querida", elogia a veterinária. Na pele do rei Rodolfo, Johnny Massaro também reencontrou Debby e foi citado com carinho: "Ele já foi meu par romântico numa peça, tenho um carinho surreal por ele. Com a Bruna eu tenho mais contato, mas ele eu não via há muito tempo. Ele é uma das pessoas que sempre soube que eu quis ser veterinária e quando me viu ficou muito feliz: 'Nossa, Debby, que loucura! Você conseguiu e ainda está aqui'", diz Debby. Quem também emocionou Debby foi Xuxa: as duas se reencontraram durante uma gravação na casa da apresentadora, destaque do festa pré-Carnaval do bloco Spanta Neném, há alguns anos. "Ela não sabia que eu ia estar lá com os animais. Quando ela chegou e viu que era eu, ela surtou! Porque o sonho dela também era ser veterinária", conta.
Apesar das diversas tarefas da rotina, a ex-atriz mirim não abre mão de estar com a filha. "Desde que eu tive a Duda, sou meio mãe leão: preciso eu cuidar, eu levar... e eu tenho a possibilidade de onde eu estar, estar com ela. E a gente brinca que ela é uma mini-veterinária: ela pega coelho, passarinho da forma exata", elogia sobre a pequena, cuja semelhança com ela é destacada por fãs. Mãe aos 22 anos, ela destaca que não se enxerga sem a herdeira: "Nunca quis casar, mas sempre quis ser mãe. A Duda veio de susto, porque eu tomava anticoncepcional, eu e Leandro a gente já morava juntos há dois anos, mas ela não era esperada naquele momento. Mas vou o melhor susto da vida! E ela é muito parceira, ela sempre entendeu que mesmo estando em casa, eu tô trabalhando, resolvendo coisa... Lógico que tem horas que eu fico junto, mas ela teve que aprender a se virar porque minha rotina é muito doida. E eu sou uma mãe bem chata, bem regradinha".
(Por Marilise Gomes)