O corpo do diretor de teatro Aderbal Freire-Filho foi velado nesta quinta-feira (10) no Teatro Poeira, no Rio de Janeiro. A despedida ao lendário artista reuniu diversos nomes prestigiados da dramaturgia nacional, entre eles, Marieta Severo, com quem foi casado por 19 anos.
Na saída do local, Marieta foi consolada por amigos e fãs, que lotaram o local para prestar as últimas homenagens. Claudia Abreu, Malu Mader e Andrea Beltrão, que administra o Teatro Poeira junto com Severo, também participaram da despedida. O corpo de Aderbal foi levado por volta de 15h para o Memorial do Carmo, onde será cremado.
Aderbal morreu nesta quarta-feira (09), três anos após sofrer um AVC hemorrágico, que causou diversas complicações de saúde. Ele passou os últimos dias internado em um hospital da Zona Sul do Rio de Janeiro.
O artista nasceu em Fortaleza e ingressou no teatro aos 13 anos. Como ator e diretor, emplacou diversos sucessos nos palcos, como "Um visitante do alto" e "A mulher carioca aos 22 anos". Em 2013, ganhou o Prêmio Shell de Teatro como Melhor Diretor. Acesse a galeria de fotos acima e veja a despedida a Aderbal.
Aderbal sofreu um AVC em 2020, no auge da pandemia contra o coronavírus. Na época, o diretor foi até o Rio de Janeiro para resolver burocracias relacionadas ao imposto de renda. Marieta estava com ele ao telefone quando percebeu que algo estava errado e buscou ajuda, o que fez com que ele fosse socorrido a tempo. Discreta sobre a vida pessoal, a atriz fez uma das poucas declarações sobre o estado de saúde delicado do marido em entrevista ao UOL, publicada há quase um ano.
"Aí você vê aquela pessoa, ativa intelectualmente, cheia de limitações. É a grande dor da minha vida todos os dias. Eu tenho um mini-hospital em casa, com fisioterapia e fonoterapia. Mas ele não tem mais autonomia. É muito cruel", lamentou.