O caso de assédio sofrido por Jenni Hermoso do presidente da Federação Espanhola de Futebol ganhou mais um capítulo. Após Luis Rubiales se recusar a renunciar ao cargo, as jogadoras da Espanha decidiram mostrar apoio total à companheira de equipe.
Na sexta-feira (25), Luis afirmou que não sairia de seu cargo, pois o beijo em Jenni foi consentido. Segundo ele, antes de entregar a medalha de campeã do mundo à atleta, ele teria perguntado se poderia beijá-la, e ela teria dito que sim. Por isso, sua atitude não configurava assédio.
Horas depois, Jenni publicou uma carta aberta em sua rede social negando que essa conversa teria acontecido. "Em nenhum momento houve a conversa a qual o senhor Luis fez referência e que, muito menos, o beijo foi consentido. Da mesma maneira quero reiterar como já fiz no momento que essa ação não foi do meu agrado", afirmou a jogadora.
Neste sábado (26), as jogadoras da Espanha divulgaram um comunicado pedindo para que Luis Rubiales fosse afastado de seu cargo. Na carta aberta, elas informaram que não irão aceitar uma próxima convocação para partidas até que isso mude.
Confira o comunicado das jogadoras da Espanha abaixo:
Na sequência dos acontecimentos ocorridos esta manhã e dada a perplexidade do discurso proferido pelo presidente da Real Federação Espanhola de Futebol, Sr. Luis Manuel Rubiales Béjar, as jogadoras da equipa principal, recentes campeãs mundiais, em apoio a Jennifer Hermoso, querem expressar a sua condenação firme e contundente aos comportamentos que violaram a dignidade das mulheres. Face às declarações do presidente da Real Federação Espanhola de Futebol, Jennifer Hermoso quer negar categoricamente que tenha consentido beijo que D. Luis Manuel Rubiales Béjar lhe deu na final do Mundial. "Quero esclarecer que, como pode ser visto nas imagens, em nenhum momento consenti no beijo que ele me deu e claro, em nenhum caso procurei levantar o presidente, muito menos que sejam palavras inventadas que não disse".
Do nosso sindicato queremos enfatizar que nenhuma mulher deve sentir necessidade de responder às imagens contundentes que todos viram e claro, não devem se envolver em atitudes não consensuais. Queremos terminar esta afirmação pedindo verdadeiras mudanças estruturais que ajudem a Seleção Nacional a continuar a crescer, de forma a transferir este grande sucesso para as gerações posteriores. Enche-nos de tristeza que um acontecimento tão inaceitável consiga manchar o maior sucesso desportivo do futebol feminino espanhol
Depois de tudo o que aconteceu durante a cerimônia de entrega das medalhas da Copa do Mundo Feminina, queremos afirmar que todas as jogadoras que assinarem esta carta não voltarão à convocação para a Seleção Nacional caso os atuais dirigentes continuem.