Realçar as sobrancelhas, seja com lápis ou sombra de maquiagem, é praticamente um must para muitas mulheres. E nessa onda de valorizar o olhar com os fiozinhos acima dos olhos bem preenchidos, a micropgmentação, também chamada de fio a fio, vem sendo bastante procurada. A micropigmentadora Deise Damas, dona de um estúdio especializado no Rio de Janeiro, conta que o método é indicado para quem tem falhas, poucos pelos na região ou para quem já tem as sobrancelhas certinhas mas gosta de um efeito mais marcado. O que nem toda mulher sabe é que dá para criar efeitos diferentes fazendo a técnica fio a fio ou até mesmo se inspirar nas sobrancelhas das famosas. "Entre as sobrancelhas mais pedidas, estão a da Cléo Pires e da Juliana Paes , por exemplo", conta.
Para quem gosta de um efeito marcado do começo ao fim das sobrancelhas, a dica é apostar na micropigmentação "compacta", mas se sua vibe é ter fios sombreados, aposte no efeito shadow. "Dá um leve efeito sombreado e a impressão de mais volume na região", conta a micropigmentadora. O ombré, que também está entre os mais pedidos, segue a mesma linha de sombreamento: segundo a profissional, o resultado é de fios mais claros em alguns pontos e um tom mais escuro e sombreado no centro das sobrancelhas, assim como o efeito que lápis e sombras amarronzados podem criar. Já o efeito 3D é um dos mais ousados, favorito de quem gosta sobrancelhas ultramarcadas e de quem gosta de apostar em designs diferentes. "Desenha os fios simetricamente e assimetricamente, dando um leve efeito sombreado no fundo".
Entre os efeitos de micropigmentação já citados, o "mix" se destaca entre quem adora um efeito natural e inspirado nas sobrancelhas das famosas, como as de Cléo, que são bem definidas e naturais, sem marcar tanto. "É porque combina definição com naturalidade. A tendência é ter um olhar marcante, mas de forma natural", conta. A técnica "Hiper-realista" também segue o look natural: nela, os fios são feitos de acordo com os pelos já existentes para gerar a ilusão de sobrancelhas mais cheias.
Seja qual for seu estilo favorito de sobrancelhas, a micropigmentação é feita da mesma maneira, com a ajuda de um aparelho chamado dermógrafo, que possui várias agulhinhas bem finas para criar o efeito de fio a fio. "Ele desenha perfeitamente cada fio de sobrancelha na espessura e formato já existentes. O trabalho é bem cuidadoso e artesanal", explica a profissional. Por mais que você escolha um efeito favorito, o interessante é analisar o formato de cada rosto para deixar o resultado o mais natural possível e não correr o risco de precisar retirar o pigmento em seguida. "É muito importante alertar que cada rosto é um rosto. A avaliação antes do procedimento é fundamental".
(Por Beatriz Doblas)