Com a tendência da desconstrução nas sobrancelhas, não existem regras que definem o que é possível fazer com os pelos, mas, se a preferência for seguir a moda da naturalidade, é preciso tomar muito cuidado com o tom escolhido para preenchê-las. Com uma maquiagem própria para realçar o olhar, ou com o procedimento estético que busca pigmentar a pele, a cor escolhida deve estar de acordo com a tonalidade do cabelo e da pele. Em entrevista para o Purepeople, a micropigmentadora Raphaella Bahia revela a melhor maneira de deixá-las com uma aparência natural, que também pode ser alcançada com um cosmético específico. "Quem já tem sobrancelhas grossas e fios espessos, basta limpar os pelos sem mudar o formato, criar um desenho ou formar ângulos. O importante é não interferir no formato natural e manter o volume", explica a profissional do FR Microcenter.
É comum camuflar as falhas das sobrancelhas em mulheres negras com sobra ou lápis preto, mas isso não é recomendado, porque pode se confundir com a cor dos pelos e acabar deixando o visual pesado e muito artificial. "O tom marrom escuro é o ideal para trazer leveza ao olhar e harmonia. Na micropigmentação, misturo até dois tons e agulhas de espessuras diferentes para dar a maior naturalidade possível às sobrancelhas", aponta a especialista ao complementar: "Mulheres com esse tom de pele não costumam ter fios finos, mas deve haver a mistura de espessura de pelos para que fique equilibrado e longe do efeito carimbado."
Quem nasceu com a pele clara e tem esse tom de cabelo é indicado utilizar sombra marrom para conquistar o efeito preenchido mesmo tendo os pelos mais claros ou puxados para o castanho médio. "Penteie os fios para cima, e vá preenchendo as falhas aos pouquinhos. Depois, penteie-as novamente para cima para finalizar", ensina Raphaella ao evidenciar: "Na micropigmentação Fio a Fio, misturo até dois tons para loiras: castanho médio e claro."
É comum que mulheres que possuem os fios ruivos tenham as sobrancelhas mais ralas e a receita para preenchê-las perfeitamente é fazer um mix de tons, independente da maneira em que o acabamento será feito. "Indico o lápis de sobrancelha marrom acinzentado, que vai encorpar os fios da região de uma forma neutra", sugere a especialista ao orientar como alcançar um tom que converse com o cabelo: "Em seguida, vale usar um lápis castanho médio por cima. Desta forma, a sobrancelha ficará natural, mais bonita e preenchida."
Apesar de ter os pelos da cor mais escura, mulheres que nasceram com essas características devem evitar utilizar o preto para preencher a sobrancelha. Para deixá-las mais harmônicas, é sugerido aplicar sombras com uma tonalidade de marrom escuro. "Fuja do preto. Não indico nunca este tom, pois irá pesar demais no visual", aconselha a micropigmentadora ao alertar: "No entanto, não indico também que o tom da sobrancelha seja idêntico ao dos fios. Deve ser um ou dois tons mais escuros."
(Por Fernanda Casagrande)