Os autobronzeador são queridinhos de muitas mulheres no verão, principalmente das donas de pele clara ou de quem não costuma ir à praia no restante do ano. Eles ajudam a dar um chega pra lá na "cor de escritório" ao fazer com que a pele oxide a melanina. "Esses produtos possuem um princípio ativo chamado dihidroxiacetona, que interage quimicamente com a queratina presente na pele e forma o pigmento escuro que deixa a cútis bronzeada. Essa substância reage com as proteínas da camada superficial da pele, resultando na produção de melanoidinas, que são os pigmentos que dão a cor dourada a pele", explica a dermatologista de celebridades como Xuxa e Angélica , Karla Assed. Confira a lista e saiba como usar!
O autobronzeador deve ser aplicado na pele limpa e seca. "Tome banho para a pele ficar limpa e não agarrar resíduos", indica a dermatologista. Lembre-se de retirar qualquer tipo de acessório e secar muito bem a pele, sem deixá-la úmida.
Fazer uma esfoliação corporal pode prolongar o efeito do autobronzeador na pele e da tão sonhada marquinha de biquíni. Aposte em um esfoliante próprio para o corpo e use-o depois do banho, lembrando de secar muito bem a pele.
Espalhar bem o autobronzeador é o grande segredo para evitar manchas na pele! "Por interferir na pigmentação da pele, é preciso espalhar bem, de maneira bastante uniforme por todo o corpo. Assim evita ficar com tonalidades diferentes", aconselha a profissional. Lembre-se de espalhar o item nas dobrinhas do corpo.
Tenha o cuidado de aplicar o autobronzeador no banheiro ou em um outro local que tenha uma pia por perto, pois lavar as mãos logo depois é fundamental. "Assim, as palmas das mãos não ficam amareladas. Caso prefira, aplique com luvas", indica Karla Assed. Depois, o ideal é esperar 20 minutos para colocar as roupas.
Outras dicas superimportantes para quem aplica autobronzeador é evitar fazer exercícios físicos que façam suar até 4 horas após a aplicação. Já o banho deve ser tomado somente 8 horas após aplicar o produto.
Mesmo com o autobronzeador na pele, o protetor solar não deve ser deixado de lado! "Quando se pega um pouco de sol após a aplicação, o bronzeado dura mais e a coloração da pele fica mais bonita. Mas não esqueça de usar os filtros solares", ressalta a dermatologista.
(Por Beatriz Doblas)