Vivemos em uma sociedade que tem o hábito cultural de julgar, seja para lado positivo ou negativo, os julgamentos sempre vão existir. A forma como nos vestimos impacta nos resultados de nosso trabalho? O especialista em marketing digital e influencer, Sergio Biancardi fala sobre a relação da moda com o trabalho.
"Tem pessoas que podem achar que estar bem vestido, é estar sempre de paletó, terno completo ou de roupa social e não é sobre isso. Em minha percepção, tudo depende do ramo de atuação", afirma.
"Podemos usar de exemplo um advogado, ele quando vai se vestir para uma apresentação com um cliente ou uma reunião, muitas pessoas esperam que ele venha todo produzido no social porque ele trata de particularidades e coisas formais. Se o advogado for de camisa comum de malha, de fato as pessoas não irão enxergá-lo como um advogado e consequentemente poderá até julgar sua capacidade intelectual, levantando vários questionamentos", acrescenta.
Sergio Biancardi explica por que a moda pode influenciar no trabalho. "No meu caso, eu trabalho ensinando outras pessoas a conquistarem sua independência financeira e mudarem completamente seu mindset, hoje, no meu guarda roupa uso todos os tipos de vestimenta, desde as mais formais até as informais, pois, tem haver com meu lifestyle e com o que eu mostro nas minhas redes sociais", destaca.
"A minha credibilidade não muda devido a minha roupa, pois, sou a minha própria prova social, mas em outros casos como: médicos, arquitetos, advogados, palestrantes e etc, se não tiverem um certo cuidado com que vão vestir com toda certeza isso irá levantar questionamentos sobre seu profissional, devido a cultura que temos aqui no Brasil", observa.
Mesmo Sergio não tendo um estilo de roupa "certo" para trabalhar, ele sempre está bem vestido, na maioria das vezes com camisas convencionais e calças um pouco mais justas:
"O meu guarda roupa é composto por roupas básicas e roupas formais para ocasiões que pedem um traje mais sofisticado. Gosto de usar calças mais justas e camisas de malha, convencional. Evito ao máximo andar com roupas amarrotadas, cabelo desarrumado, roupas com semblante de velhas, acho que isso é fundamental para você conseguir passar uma credibilidade para as pessoas, você estando bem vestido dentro do que sua profissão exige, está de bom tamanho usar essas 3 dicas básicas".
* Use roupas que vão valorizar o seu corpo, nem muito justa, nem muito larga;
* Na dúvida do que usar, use preto;
* Não ande com roupas amarrotadas;
* Atente-se ao tamanho do cabelo e barba caso tenha, mantenha sempre arrumado;
* Jamais use roupas rasgadas.