O "BBB 23" reuniu participantes com diferentes tipos de trança afro no cabelo e, com o avançar do programa, algumas optaram por mudar de visual. A cantora Marvvila e a modelo Tina deixaram de lado o visual que entraram no confinamento e tem apostado no cabelo natural e em laces, acessório queridinho de várias famosas.
Para inspirar quem quer passar por essa mudança de visual, o Purepeople conversou com a expert em beleza expert de beleza Alessandra Matos, da rede Walter's Coiffeur, e tirou as principais dúvidas sobre a retirada de tranças.
"O processo de retirada exige paciência, demandando tempo livre ou ajuda para otimizar a remoção. Para esse momento, é importante ter uma tesoura e óleo vegetal", inicia.
De acordo com Alessandra, o processo é fácil, mas precisa de atenção. "Corte a parte da trança próxima das pontas com dois centímetros de distância do cabelo natural e comece a desfazer o trançado. Depois de desfeita, aplique óleo vegetal na mecha", afirma a expert.
Segundo ela, o óleo também pode ser usado no processo de retirada, caso esteja difícil de desfazer. "Ele é importante pois ele irá nutrir os fios antes de receber o shampoo", aponta.
Segundo Alessandra, com o passar do tempo, as tranças acabam desgastando, perdendo a forma, ficando com frizz e raiz. "O ideal é que a retirada seja feita entre dois a três meses. Além disso, durante o uso das tranças, os fios acabam ficando sem tratamento ideal e por isso a importância do prazo, para garantir cabelos saudáveis e bem cuidados", explica.
Depois que o cabelo estiver desfeito e completamente solto, o ideal é borrifar água e creme de pentear. "Esses produtos ajudam a desembaraçar e remover a sujeira superficial. Para isso, use pente largo de madeira para não quebrar os fios", orienta a especialista.
"Após desembaraçar o cabelo, é indicado o uso de produtos de limpeza suave para não danificar os fios, que ficaram por muito tempo sem receber hidratação", indica Alessandra.
Outra dúvida recorrente é sobre o aumento da queda nos fios depois da transformação. "É comum a queda de fios durante o processo, principalmente se a pessoa estiver muito tempo com as tranças. Os fios de cabelo caem todos os dias, mas, nesse caso, eles ficaram presos no trançado e acumularam durante o tempo", afirma.