Não há dúvidas de que 'Mulheres de Areia ' é um fenômeno na TV aberta. Personagens icônicos como Ruth e Raquel (Glória Pires ), Tonho da Lua (Marcos Frota ) e Marcos (Guilherme Fontes ) não saem da boca do povo.
Essa aceitação do público se reflete na audiência ascendente. Para se ter uma ideia, a trama de Ivani Ribeiro tem uma média de 12,4 pontos na Grande São Paulo, seendo que, há dias em que aumentam os números, como na última quinta-feira, 16 de novembro, totalizando 13,1 pontos.
Enquanto isso, 'Elas por Elas ' patina no Ibope. A novela de Thereza Falcão e Alessandro Marson registrou apenas 12,9 pontos na mesma data, considerando o seu segundo pior desempenho em um dia útil, isto é, em 3 de novembro, quando um apagão em São Paulo reduziu a audiência das novelas brasileiras.
Mas o que faz 'Mulheres de Areia' cativar o público, enquanto 'Elas por Elas' afasta? Embora os folhetins sejam remakes e exibidos originalmente no horário das seis, a trama de 1993 tem personagens cativantes, enredos mirabolantes, trilha sonora impecável e um elenco magistral, tudo impecável e sem exageros.
'Elas por Elas' também conta com atores sensacionais, escolhidos sob medida - mesmo com suas alterações, como é o caso de Mônica Iozzi por Mariana Santos - e um enredo inteligente, no entanto, o exagero nos jeitos e trejeitos de grande parte dos personagens soa falso.
Além do mais, algumas histórias são batidas na teledramaturgia. As constantes traições do malandro Edu (Luis Navarro) é um exemplo; as chantagens para esconder um segredo, como é o caso de Miriam (Paula Cohen) e Sérgio (Marcos Caruso ) é outro. Logo, o telespectador assíduo enjoa desse círculo vicioso, perdendo a vontade de comentar a história com amigos e familiares.
Por outro lado, o sucesso de 'Mulheres de Areia' fez com que a Globo mantivesse a novela praticamente na íntegra, reduzindo a quantidade de cortes. Assim, ela se manterá no ar com quase sua totalidade de capítulos até o início de março. Um deleite para os fãs da Rutinha.