Cada pessoa tem um relacionamento específico com o próprio corpo e conhece aqueles detalhes que, embora possam passar despercebidos para os outros, causam um tremendo impacto na autoestima. É o caso daqueles que sentem-se incomodados quanto ao tamanho da testa. Isso porque, a linha de frente da face é a parte que produz o padrão estético de moldura do rosto. Muitas mulheres, inclusive, ficam dependentes da franja para tentar suavizar essa característica.
A boa notícia é que através de um procedimento pouco invasivo, a testa pode ser diminuída. O transplante capilar, geralmente feito em pessoas com calvície, também é realizado para esse fim e tem mostrado resultados satisfatórios. O procedimento é feito com a retirada de folículos capilares da região da nuca e em seguida, a implantação desses folículos na testa.
Segundo Dr. Paulo Miorali, que atua na área de dermatologia e transplante capilar, tudo é feito com muito cuidado e a região que doadora de folículos não fica marcada. "A gente faz a extração fio a fio em uma área da nuca que é coberta com o restante dos cabelos, tipo um efeito cortina. Fica completamente imperceptível", afirma o especialista.
O transplante pode ser feito tanto em mulheres quanto em homens, ou seja, qualquer pessoa que queira trazer mais proporcionalidade ao rosto. Mesmo para quem está ficando calvo ou já nasceu com a testa grande.
Ainda de acordo com Paulo Miorali, uma forma de saber se a testa é proporcional é observar a simetria com outras partes do rosto.
"A gente usa proporções áureas para definir uma altura ideal de testa, mas basicamente seria um terço do rosto. Mais ou menos o mesmo tamanho do espaçamento entre o queixo e a base do nariz e a base do nariz e as sobrancelhas", aponta.