Erika Januza atraiu para si os holofotes no ensaio técnico rumo ao carnaval 2024 da Unidos do Viradouro na Marquês de Sapucaí neste domingo (4), faltando uma semana para os desfiles do Grupo Especial (veja aqui a ordem completa de apresentações). Pelo terceiro ano consecutivo, a atriz destaque no tradicional Baile de Gala da Vogue irá comandar a bateria do Mestre Ciça, que retornou à vermelha e branca em 2019 após uma década de afastamento.
Para o ensaio na Passarela, Erika surgiu com um body cavado cheio de recortes estratégicos e com plumas na região dos ombros na cor vermelha, deixando à mostra o bumbum malhado e parte da virilha. Uma das 12 rainhas de bateria do Grupo Especial fluminense, a artista de 38 anos ainda usou um adereço de cabeça para completar o visual arrasador.
Na Avenida inaugurada há 40 anos, a noiva de José Júnior, fundador do AfroReggae, esbanjou simpatia e interação com os ritmistas da escola de Niterói (Região Metropolitana do Rio) que tenta o terceiro título no Grupo Especial após os campeonatos de 1997 e 2020.
Vice-campeã em 2019 e 2023, a Viradouro leva para a Sapucaí o enredo "Arroboboi, Dangbé" de Tarcísio Zanon, na agremiação desde 2020. A escola vai destacar a força da mulher negra e mostrar que é uma lenda que uma deusa africana foi transformada em cobra, cuja força é representada nas mulheres negras.
"Esse enredo é centenário. A gente vai até o século XVIII em Benin, onde nasceu o culto à serpente através de uma batalha. A Unidos da Viradouro vai entrar com um exército na avenida para saudar essa serpente vitoriosa", disse Zanon ao "g1".
A vermelha e branca vai encerrar os desfiles do Grupo Especial já na manhã de terça-feira (13) após Mocidade Independente de Padre Miguel, Portela (a maior campeã da elite), Vila Isabel, Mangueira e Paraíso do Tuiuti.