Com menos de dois meses no ar, o humorístico "Divertics" já vem causando dor de cabeça à direção da TV Globo. Exibidos aos domingos à tarde, o programa derrubou a audiência no horário e mudanças já estão sendo estudadas. Segundo uma fonte do Purepeople, nos bastidores, cogita-se, inclusive, uma troca na direção da atração, atualmente comandada por Jorge Fernando.
Preocupado com o desempenho do "Divertics", o diretor de entretenimento da TV Globo, Manoel Martins, convocou Leandro Hassum para uma reunião a portas fechadas para entender o que estaria errado no programa. A conclusão teria sido o temperamento difícil de Jorge Fernando.
A personalidade do diretor teria ocasionado a primeira baixa no "Divertics" antes mesmo da estreia. O projeto era de autoria de Jorge Fernando com Marcius Melhem, mas o segundo abandonou o barco por "divergências criativas".
"Eu queria ir por um caminho e, ele, por outro. Tínhamos visões diferentes e ele disse que era melhor eu seguir com aquilo que acreditava", disse Melhem, em entrevista ao Purepeople em junho do ano passado. O roteiro que seria assinado por ele ficou com Cláudio Torres Gonzaga. Melhem trabalha agora no projeto do novo programa de Marcelo Adnet na Globo.
Inovação prometida
O "Divertics" foi apresentado para a imprensa como um humorístico inovador e surpreendente no formato e conteúdo. A audiência, no entanto, não reagiu bem à proposta. No ar desde 8 de dezembro, o programa chegou a marcar 8 pontos e só atingiu seu recorde no primeiro episódio de janeiro, com 13 pontos. De lá pra cá, só caiu, chegando aos 10 pontos no último domingo.
O "Esquenta" que ocupava o horário antes do "Divertics" atingia picos de 14 pontos. O humorístico ficará no ar até 6 de abril e, depois, o programa de Regina Casé voltará. Uma segunda temporada pode ser feita caso as mudanças que estão previstas dêem resultados.
Nos bastidores, comenta-se ainda que o elenco estrelado, que, além de Hassum, conta com nomes como Luiz Fernando Guimarães e Maria Clara Gueiros, estaria insatisfeito. Não à toa, alguns já estão sendo liberados para outras produções. Hassum e Nando Cunha, por exemplo, foram confirmados no elenco de "Geração Brasil", próxima novela das sete.
(Por Anderson Dezan)