Jojo Todynho passou por uma cirurgia bariátrica na manhã desta terça-feira (08). O procedimento foi realizado após a cantora perder mais de 20 kg com dieta e exercícios e foi confirmado pela assessoria do hospital Unimed, na Zona Oeste do Rio.
Quando começou a se dedicar à dieta e exercícios, Jojo Todynho desistiu de realizar a cirurgia estética. Na sexta-feira (04), inclusive, a cantora negou à jornalista Fábia Oliveira que iria fazer o procedimento e enfatizou que continuaria perdendo peso com a vida saudável.
Antes da cirurgia, Jojo publicou um Story com roupa de hospital avisando aos seguidores que iria ficar um tempo longe do celular, mas que estava bem. O procedimento foi confirmado pelo hospital à revista "Quem".
Segundo o médico cirurgião bariátrico Dr. Carlos Saboya, Jojo Todynho terá que tomar alguns cuidados após seu procedimento. Acompanhamento psicológico e a rotina de exercícios deverão fazer parte da vida da cantora.
"Cuidados que vão desde a recuperação da anestesia fisioterapia para mobilização precoce do paciente, assim como reintrodução de uma dieta especial adequada ao procedimento realizado", começa o médico, que continua:
"O paciente é estimulado a manter o acompanhamento com seu psicólogo e/ou psiquiatra para que ele possa se adaptar mais facilmente ao novo contexto que surgirá (perda de peso mais rápida, um novo corpo, novas situações de vida no âmbito familiar, profissional e afetivo). Paralelo a tudo isso, deve-se incorporar a prática de atividade física regular".
Ainda de acordo com o médico, de uma forma geral, as limitações e contraindicações da cirurgia bariátrica podem ser temporárias ou definitivas e pode envolver desde dependência de álcool ou drogas ilícitas até doenças psiquiátricas graves ou mesmo risco anestésico e cirúrgico que sejam superiores aos benefícios trazidos com a cirurgia.
Dr. André Maranhão, ex-presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica-RJ, destaca também os pacientes bariátricos necessitam de um acompanhamento especial do médico. No caso de Jojo, a cantora já havia tido uma grande perda de peso antes da cirurgia, o que requer uma atenção redobrada da equipe.
"Demandam mais atenção e cuidado durante as cirurgias plásticas porque o corpo já passou por uma grande transformação, que trouxe cuidados nutricionais e físicos para uma vida inteira, onde a flacidez é traiçoeira e pode voltar mesmo após a cirurgia plástica. Antes de realizar as cirurgias reparadoras, o paciente precisa estar completamente recuperado para que o cirurgião plástico possa avaliar e realizar as novas intervenções cirúrgicas. As reparadoras devem ocorrer, pelo menos, 12 meses após a cirurgia bariátrica e 3 meses após a estabilização de peso, isto é, ter alcançado o objetivo que se esperava".