A quarta temporada do "The Voice Brasil" estreia nesta quinta-feira (1º), logo após a novela "A Regra do Jogo". Com um novo quadro de técnicos - o sertanejo Michel Teló entrou no lugar de Daniel para esta edição -, o programa continuará sob o comando de Tiago Leifert, que costuma mostrar emoção e até chorar, e promete revelar novas vozes no cenário da música brasileira. Durante as três temporadas anteriores, muitos fatos marcaram o reality show e o Purepeople destacou alguns deles.
Já na primeira edição do programa, quando ainda era aos domingos à tarde, a atração surpreendeu por ter os comentários do público que utilizava o Twitter, aparecendo na tela. Ellen Oléria, do time de Carlinhos Brown e que venceu essa temporada, fez os quatro técnicos virarem as cadeiras e os telespectadores se encantarem com sua voz. Foi nessa edição também que o índio Yuri ganhou a torcida das pessoas, mesmo sem ter passado da primeira fase, a "Audição às Cegas".
Na fase das "Batalhas", Preta Gil, assistente de Lulu Santos, polemizou ao fazer duras críticas a Gabriel Levan. E uma das batalhas mais divertidas foi entre Ludmillah Anjos e Karol Cândido (hoje Karol Ka), quando duelaram com a música "Não Enche", de Caetano Veloso. O bordão de Ludmillah ainda ganhou o gosto da galera: "PÁ!".
Também foi na primeira temporada do "The Voice Brasil" que um encontro muito esperado pelos fãs aconteceu. Como cada técnico poderia escolher um cantor para fazer um dueto, Claudia Leitte chamou Ivete Sangalo para cantar um medley "Found Someone New" e "Por Causa de Você, Menina".
'The Voice Brasil 2': surge o 'Peguei' e o 'Tira-Teima'
A segunda temporada foi a de Sam Alves, do time de Claudia Leitte. O cantor já havia tentado ser "the voice" nos Estados Unidos, mas não chegou a passar da primeira fase. Aqui no Brasil, ele teve as quatro cadeiras viradas em sua audição. Sam fez uma das batalhas mais comentadas de todas as audições. Com Marcela Bueno, ele cantou "A Thousand Years", de Christina Perri e que faz parte da trilha sonora do filme "Amanhecer", da saga "Crepúsculo". A apresentação foi elogiada pelos técnicos, pelo público e até pela dona da canção. Sucesso!
Um dos momentos mais emocionantes da história do "The Voice Brasil" aconteceu nessa temporada. Daniel montou a batalha Gustavo Trebien e a dupla Adré e Kadu, com a música "Apenas Mais Uma de Amor", homenageando o colega Lulu Santos, que não segurou as lágrimas e disse: "Eu nunca ouvi essa canção cantada para mim". Foi nesta edição que surgiu o recurso "Peguei", onde os técnicos podiam trazer pro seu time quem sobrasse na batalha montada por outro técnico. Este recurso também foi utilizado na terceira fase do programa, o Tira-Teima. Porém, uma mudança de regras fez com que somente Claudia Leitte "pegasse" alguém.
Terceira edição: os quatro técnicos viram a cadeira pela primeira vez para uma dupla
Pela primeira vez, os técnicos foram unânimes ao virarem a cadeira para uma dupla. Danilo Reis e Rafael cantaram "Sinônimos", em sua audição às cegas e conquistaram todos os jurados. A dupla escolheu Daniel como técnico, que na fase das batalhas descartou os dois e Lulu Santos pegou. Eles venceram a terceira temporada e outro fato inédito aconteceu: primeiro participante que venceu vindo de um "Peguei". Nesta edição, Claudia Leitte e Lulu Santos já haviam completado seus times, quando Millane Hora se apresentou na "Audição às Cegas". A técnica quebrou a regra do programa e virou a cadeira para ela, que podia escolher entre Claudia, Daniel ou Brown (estes com vagas disponíveis em seus times). Millane escolheu Claudinha, que ficou com 13 participantes no total, assim como Daniel.
A drag queen Deena Love emocionou os técnicos com sua voz, teve as quatro cadeiras viradas também e escolheu ficar no time de Lulu Santos. Com apenas 16 anos, Nonô Lellis foi a participante mais nova de todas as edições do programa. A novidade da temporada foi a "Audição às Cegas" para o público também. Alguns candidatos se apresentavam atrás de uma cortina que só caía se algum técnico apertasse o botão. A batalha dela com Priscila Brenner, montada por Claudia Leitte, deixou todos encantados ao cantar "Let it go", trilha sonora do filme "Frozen" e se tornou a mais vista da edição.
Na terceira edição do programa, surgiu um casal. Amarildo Fire e Vanessa Borges se conheceram durante a competição e engataram um relacionamento. Na fase das batalhas, Carlinhos Brown, técnico do casal, escolheu a música "Não precisa mudar", de Ivete Sangalo e Saulo Fernandes. Tanto no programa, quanto na internet, a torcida era para que o romance desse certo.
Ainda na fase das batalhas, houve uma divergência entre Lulu Santos e a participante Isadora Morais. Depois de se apresentar com Dudu Fileti cantando "How Can I Go On?", Isadora foi dispensada por Lulu Santos, seu técnico até então, e não digeriu muito bem a derrota. No fim, Carlinhos Brown utilizou o "Peguei" e Isadora Morais avançou na competição.
(Por Victor Tavares)