No Brasil, tirando à beira mar, com chapéu de palha, não vemos muita gente usando acessórios de cabeça por aí, a não ser mesmo em redutos fashionistas (como eventos e semanas de moda). As boinas por exemplo, recentemente, vêm conquistando o coração de quem ama moda, como o de Penélope Cruz no desfile da Chanel. Os bonés já fizeram isso em outra temporada. Nesta estação, no entanto, algumas das principais marcas de luxo do mundo – as mais copiadas -- trouxeram propostas bem ousadas para o que já estamos acostumados a ver em termos de acessórios.
O polêmico turbante – que rende discussões intermináveis sobre apropriação cultural – apareceram em modelos brancas em desfiles de grifes como a Gucci e a Missoni. Ana Maria Braga usou um em seu programa e virou meme. O styling, no entanto, remete mais às senhoras de antigamente (com um quê de perua) do que a qualquer referência ao uso original do acessório. Na mesma pegada, os lenços amarrados no cabelo apareceram na Dolce & Gabbana e também na Gucci, fazendo aquela linha "preciso proteger os cabelos do vento em um carro conversível". O toque é vintage e ao mesmo tempo exótico, extravagante!
Já o americano Marc Jacobs radicalizou na proposta e trouxe uma pegada anos 80 para enormes chapéus de aba e topo retos, combinados a looks com ombreiras gigantes. Jacobs apostou num toque de mistério ao quase não deixar ver os rostos das modelos, e mesclou essa vibe oitentista a uma atmosfera de filme noir. Tão cool quanto e com uma pegada hipster, a Prada apostou – em sua última coleção – em gorros com aspecto bem engraçado (grandões no topo da cabeça), alguns com protetores de orelha para complementar looks que têm a cara dos anos 90 em termos de modelagem (até a cintura baixa apareceu!).
No Brasil, como nosso clima mais tropical, chapéus e turbantes ficam melhores que gorros (a não ser que tempo esteja virado!) e com o verão chegando aí, essas podem ser ótimas inspirações para já ir preparando aquele look de usar no iate, no resort, ou na areia da praia mesmo!
(por Deborah Couto)