Se tem um modelo de calça que foi campeão de passarelas na temporada do inverno 2019 é a pantalona. A calça mais afastada do corpo apareceu em 9 entre dez desfiles das semanas de moda internacionais e compõe desde os looks casuais até os mais formais deste inverno. Em jeans, por exemplo, a pantalona cria looks mais despojados e perfeitos para as fashionistas de plantão criarem produções para os fins de semana com uma pegada no street wear. Já em alfaiataria a pantalona traz um ar mais chique e pode fazer parte de ternos que vão ser eternos, ou compor produções menos formais com jaquetas de couro ou jeans.
A pantalona vem ressurgindo há um tempo nas passarelas junto com um revival dos anos 70 que vem aparecendo com força em coleções de algumas das principais grifes do mundo. A tendência, que remete sobretudo ao fim da década, também trouxe de volta os blazers xadrez, a gola alta, os cabelos volumosos e enrolados, e os óculos grandes, só para citar alguns exemplos. A pantalona foi um hit no fim dos anos 70 tanto nas versões em jeans quanto em alfaiataria, além de modelos estampados que fizeram a cabeça dos mais fashionistas da época.
A versão em alfaiataria, com pregas, apareceu em looks como os da coleção resort da Max Mara (o desfile aconteceu em Berlim), em geral com a parte de cima mais ajustada e feminina, para equilibrar a silhueta. De uma forma mais despojada, a pantalona em alfaiataria também fez parte da coleção do inverno 2019 da Chanel (a última com Karl Lagerfeld ainda vivo) combinada a um suéter de gola alta e botas flat. Já na coleção de inverno da Chloé, a peça ganha uma estampa floral (que está em alta nesta estação e também remete diretamente aos anos 70) que combina com a parte de cima, criando um look para lá de interessante. Já o moderno designer Alexander Wang usou a peça em um terno em um desfile que faz referência aos anos 90. A década também ganhou menção na passarela da Off__White. Na versão jeans, a peça foi combinada a uma parte de cima em amarelo-neon.
Para usar a pantalona no dia a dia não há muito segredo, já que se trata de uma peça fácil de combinar e que provavelmente será a protagonista da produção. Vale lembrar, no entanto, que fator alongador do modelo é bastante potencializado se a peça traz uma cintura alta e é usada com um par de saltos. Nesse caso, aposte em uma parte de cima mais sequinha tornando, assim, o look mais elegante.
(por Deborah Couto)