
A demissão inesperada de Rodrigo Bocardi da Globo vem gerando uma série de especulações, uma vez que a emissora carioca falou apenas que o jornalista descumpriu medidas éticas. A saída de Bocardi foi revelada nesta quinta-feira (30) à noite, quase duas semanas após Luiz Bacci deixar a Record igualmente de surpresa.
O jornalista apresentava desde 2013 o "Bom Dia São Paulo" e já está sendo substituído por Sabina Simonato, de maneira temporária - a profissional será também a âncora ao lado de Marcelo Pereira do novo telejornal, "Bom Dia Sábado", que estreia neste final de semana (1º). Vale lembrar que por um tempo Bocardi foi apontado como possível substituto de William Bonner no "Jornal Nacional", contudo nos últimos tempos quem ganhou força para a cobiçada vaga foi César Tralli.
O jornalista passou ainda pelas bancadas do próprio "JN", além do "Jornal da Globo", "Jornal Hoje", "Bom Dia Brasil" e "SPTV", e narrou os desfiles das escolas de samba paulistas. Mas porquê Rodrigo Bocardi foi demitido da Globo?

Pelo menos três especulações já vieram à tona. Uma hipótese aponta para um envolvimento do agora ex-Globo em agência de comunicação. Essa empresa prestaria serviços de assessoria de imprensa a partidos políticos, de centro-direita.
Uma segunda versão liga Bocardi a um político, pois em novembro passado esteve na festa de aniversário de Paulo Wiazowski Filho (Partido Progressista), atual prefeito de Mongaguá (cidade distante 7h da capital, São Paulo). Durante a comemoração, o jornalista fez fotos com o mandatário do município paulista, segundo o "Portal Leo Dias".
As fotos dos dois na festa ganharam as redes sociais. Por fim, o colunista Flavio Ricco, do mesmo portal, apontou o terceiro motivo: assédio moral. Fontes dele e de dentro da Globo indicaram que são grandes os comentários nos bastidores da Globo que elegem essa causa.

Por ora, Bocardi não se pronunciou, e o Purepeople procurou o jornalista. Já a Globo afirmou que não entraria em detalhes sobre a demissão do âncora do "Bom Dia São Paulo". "Rodrigo Bocardi, que apresentava o telejornal paulista, foi desligado por descumprir normas éticas do Jornalismo da Globo. Como é de conhecimento de todos, a empresa não comenta decisões de compliance", resumiu a assessoria do canal.
Enquanto isso, na web, há a torcida para o SBT realizar uma proposta para Bocardi e fortalecer seu jornalismo. Em dezembro a a emissora contratou José Luiz Datena, que vem disputando a audiência com o próprio filho, condutor do "Brasil Urgente" (Band).