
Quem passa pela transição capilar, está pensando em começar ou já passou pelo processo de abandono de químicas de alisamento e relaxamento para voltar aos cabelos naturais sabe o quanto essa fase pode ser difícil. Com as famosas, é a mesma coisa.
De Taís Araujo a Juliana Paes, passando por Maisa Silva, Gleici Damasceno, Kéfera, e Gabriella Di Grecco, entre outras, todas aderiram ao procedimento e, hoje, exibem orgulhosamente os fios naturais. "Pra mim a transição capilar tá sendo uma constante relação com meu cabelo. Para essa relação acontecer, ela leva tempo, porque você precisa aprender o idioma do seu cabelo", afirma Gabriella ao Purepeople.
"Houve vários momentos em que eu não entendi o que o cabelo precisava e o resultado foi um desastre! [risos]. Mas aí entra o truque: penteados! E não precisam ser super elaborados, nem aquele coquinho rápido. Um cabelo com duas texturas pode ter resultados lindos com penteados muito simples. Buscar referências e tutoriais sempre me ajuda muito", destaca.

Gabriella também comenta qual é o significado desse período. "Tive corte químico algumas vezes. Nesse momento, comecei a buscar uma solução pra isso e encontrei essa resposta na transição capilar que, além de me fazer conhecer o meu fio e deixá-lo mais forte, mudou a forma com que eu me relaciono comigo mesma, indo pra um lugar mais compreensivo, realista e amoroso", afirma.
A artista compartilha sua experiência durante o processo. "Decidi fazer transição capilar quando percebi que viver refém da química não valia a pena. Primeiro, no sentido de que, você precisa ficar retocando a raiz", explica a artista.
"Segundo, no sentido de que, com a rotina de atriz, sempre interferindo no cabelo com muito produto e calor, ter o cabelo alisado já é uma premissa de um fio mais delicado e frágil, o que no longo prazo, pelo menos pro meu cabelo, começou a ficar bem difícil", acrescenta.

Gabriella revela a rotina de tratamento para manter os cabelos saudáveis. "A minha rotina é "on demand" [risos]! Todos os dias toco e observo o cabelo pra saber o que ele tá precisando. E pra mim esse processo é muito mais intuitivo do que sobre comprar o produto de uma determinada marca", diz.
"Essa tática é o que tem sustentado toda a minha transição capilar, porque você está se abrindo pra conhecer (ou conhecer novamente) uma nova textura de fio, a sua textura original. Para conhecer é importante observar muito e entrar em contato com a demanda do fio", pontua.
"Ele precisa ser lavado? Com qual tipo de lavagem? O cabelo tá pedindo hidratação, nutrição ou restauração? Como ele se comporta na secagem? E por aí vai! Você acaba criando uma relação com o cabelo", declara a cantora.