O frizz é o grande vilão para os cabelos de grande parte das mulheres, que não suportam os cabelos arrepiados, criando uma "nuvem" sobre a cabeça, especialmente nos dias mais úmidos. Os dias de chuva, então, fazem pelo menos metade das garotas sair de casa com o cabelo preso (nessa hora vale apostar em um acessório e abraçar o look!)! Se identificou? Pois saiba que você não está sozinha. Os "cabelos rebeldes" são mais comuns em quem tem os fios cacheados, ondulados ou grisalhos, mas todo mundo está sujeito. É que eles podem ter muitas causas, que vão desde a própria umidade, que penetra nos fios, à química excessiva, que faz com que os fios fiquem desidratados. Mas o cabelo também pode ficar frisado por outros motivos. Os brancos, por exemplo, tendem a ser mais indomáveis naturalmente. Já a queda de cabelos faz com que novos fios nasçam mais finos e curtinhos -- os chamados baby hairs -- e rebeldes. O secador muito quente, por sua vez, pode quebrar e também desidratar o cabelo. Por isso, temos por aqui algumas dicas para controlar o arrepio e evitar aqueles bad hair days.
Muita gente pensa que hidratar o cabelo após a lavagem é suficiente, mas não. A hidratação deve começar na lavagem e quanto mais recursos você tiver para fazer isso, mais o cabelo agradece. Se puder lançar mão, por exemplo, de um pré-shampoo para proteger os fios, melhor. Na hora de lavar, shampoo e condicionador também devem ser hidratantes e, se possível, é recomendado fazer uma máscara uma vez por semana. As cacheadas também podem potencializar a hidratação usando produtos antes de dormir, que vão funcionar durante a noite.
Se um dos grandes gatilhos do frizz é a umidade, retê-la pode ser uma boa solução para que os cabelos não arrepiem tanto, especialmente nos dias de chuva. Para isso, lançar mão de óleos depois de lavar os fios é fundamental. Eles evitam que a umidade consiga penetrar os fios, criando um efeito "selante" neles. Se o frizz for intenso, não tenha medo de reaplicar o produto nos dias seguintes à lavagem.
As cacheadas costumam deixar os cabelos secarem naturalmente, apenas finalizando os cachos. Mas quem não tem esse privilégio e tem de lidar com frizz quase sempre prefere apostar no secador. Acontece que as altas temperaturas (e qualquer agente agressivo) podem piorar, e muito, a situação. Por isso, além de se proteger não o aproximando demais dos cabelos, você pode lançar mão de um protetor térmico para que os fios não sofram com o calor.
Fazer de tudo para evitar os cabelos arrepiados é superválido, o que não vale é sofrer por eles! Por isso é legal investir em outros pontos fortes que você tenha para se sentir autoconfiante, se amar mais e nem ligar para esse. A beleza natural, aliás, está em alta nas passarelas!
(por Deborah Couto)