Não é à toa que Bruna Marquezine tem sido vista circulando usando chapéus. Acompanhando a tendência boho, a atriz tem usado o acessório em diversas ocasiões com diferentes estilos de roupas. O Purepeople conversou com Zuel Ferreira, responsável pelos looks da artista junto com o designer Juliano Pessoa, para saber mais sobre o uso da peça no dia a dia.
A primeira vez que Bruna Marquezine foi vista usando um chapéu de feltro foi na Granja Comary, em Teresópolis, no Rio de Janeiro. Para assistir ao primeiro treino aberto da Seleção Brasileira, a atriz escolheu um modelo bege e o combinou com calça jeans, moletom e botas de cano longo. Na ocasião, Neymar pegou o acessório da artista e o usou enquanto os dois conversavam e trocavam carinhos.
Depois disso, a estrela usou modelos diferentes em várias ocasiões. Ela chegou a compor um look mais "setentinha" com um vestido solto, estampado e botas, durante um passeio no shopping com amigos. E também em uma composição mais simples, com saia e camisa jeans. Além de ter aderido a tendência no cotidiano, ela também apareceu com um chapéu de feltro na pele de Luiza, no último capítulo da novela "Em Família". Na cena em questão, a personagem conhece um músico brasileiro durante uma viagem a Paris.
De acordo com Zuel Ferreira, a decisão de incluir o acessório em seus looks partiu da própria atriz. "A gente não impôs isso, quando a gente viu, ela já tinha comprado vários modelos diferentes", brinca o stylist. Ele afirma que Bruna já aprendeu como fazer combinações que fiquem elegantes, e o uso do chapéu para completar o visual é perfeito para isso. "O chapéu exprime personalidade, principalmente para quem é mais jovem. A Bruna já pegou esse 'feeling' para moda. Ela amadureceu a idade e o estilo", afirma.
Para o estilista, o chapéu serve para descontrair uma composição. "O uso é livre! Independentemente da idade, qualquer um pode usá-lo, basta ter bom senso para ver se combina com o restante da produção", diz. Ele ensina que os chapéus combinam muito bem com looks mais anos 70, com peças soltas, mas também ficam ótimos com um microshort, por exemplo. "Para não ficar com cara de quem saiu 'do fundo do baú', acho interessante combinar uma blusa leve com uma saia longa e uma bota de cano curto", explica.
Questionado sobre qual é o clima ideal para usar o acessório, Zuel Ferreira explica que os chapéus podem ser usados em qualquer estação do ano. "Os de palha e menores são perfeitos para usar no verão do Rio de Janeiro e do Nordeste, por exemplo. Já os de feltro ficam ótimos para locais mais frios, como São Paulo e Porto Alegre", afirma. No entanto, ele avisa que isso não deve ser regra, pelo contrário. Para ele, as mulheres brasileiras deveriam usar chapéu com mais frequência. "Acho que as brasileiras têm muito apego com cabelo, é mais difícil aceitar escondê-los com lenços e chapéus... O que eu, particularmente, acho uma pena", completa.
Zuel Ferreira também deu dicas para quem procura o acessório para dar mais personalidade aos seus looks. O stylist indica a chapelaria Maurice Plas, em São Paulo, e as redes Topshop e Zara.
Além de Bruna Marquezine, outras famosas já aderiram ao acessório na hora de se vestir. Entre elas, Giovanna Ewbank, Thaila Ayala, Manu Gavassi, Shakira, Taylor Swift. Confira em nossa galeria!
(Por Stephanie Candido)