Cinco quilos mais magra para a novela "Deus Salve o Rei", Bruna Marquezine tem exibido uma silhueta sequinha e deixou o corpo à mostra em sua viagem por Fernando de Noronha. Em conversa com o Purepeople na pré-estreia da trama, no UCI do New York City Center, na zona oeste do Rio, na segunda-feira (8), a atriz explicou por que perdeu peso nos últimos meses: "Aconteceram duas coisas. Uma é que tem personagens que exigem mudanças no nosso corpo. A Catarina, por ser essa mulher altiva, essa mulher que tem sempre uma presença forte. Imaginei que no vídeo se estivesse um pouco mais magra talvez ficasse com o rosto mais duro – a gente sabe que o vídeo acaba aumentando um pouco. E por uma questão estética da Catarina".
Apesar de ter decidido emagrecer para a vilã, considerada "leve e divertida", a atriz garantiu que a saúde foi sua prioridade: "Mas, obviamente nunca pensei em prejudicar a minha saúde para isso. E pensei isso quando comecei a ler sobre a personagem, há muito tempo. Não foi uma coisa da noite para o dia e nem sacrifiquei minha saúde".
Segundo Marquezine, "um probleminha na tireoide" foi outro motivo para sua perda de peso. "Não chega a ser uma doença, mas não está funcionando bem. É uma função dela que não está rolando bem e acaba interferindo em todo o corpo. Muitas mulheres sofrem disso. Comecei a cuidar e isso fez com que eu também acabasse emagrecendo. O meu metabolismo não estava funcionando como deveria, como o de uma menina de 22 anos. Foram esses dois fatores."
Adepta de treinos com eletroestimulação muscular, a namorada de Neymar frisou que, em nenhum momento, quis se livrar de quilinhos extras por aparência: "Acho muito importante falar que toda essa mudança para Cataria, e a má função da tireoide, teve o acompanhamento de profissionais. Estou cuidando da minha saúde. Não emagreci por estética. Achei que a Catarina ficaria mais potente no vídeo com o rosto mais fino. Tenho o rosto mais de menina e sempre que fica mais redondinho acaba infantilizando um pouco e queria que ela tivesse essa cara um pouco mais dura e madura".
Com quase 25 milhões de seguidores no Instagram, Marquezine disse que evita falar do emagrecimento com o público: "Acho esse assunto delicado. Como falo para um público jovem, tento não influencia-los de uma maneira negativa. De falar sobre magreza. A gente já vive nessa ditadura de que a mulher tem que estar magra, que existe um corpo perfeito, que as meninas da minha idade e eu também por algum tempo tentei me enquadrar nesse padrão. Sei o quanto isso nos machuca, mulheres. Tento não ficar falando muito sobre isso no lugar de atrelar magreza com beleza".
(Com apuração de Patrick Monteiro e texto de Tatiana Mariano)