Rafaella Justus ganhou um superpresente do pai, Roberto Justus, após comemorar o aniversário de 8 anos com uma festa sob a temática "American Girl", marca americana que trata as bonecas que vende como se fossem de verdade. O empresário, que adiou a candidatura à presidência, encomendou uma boneca realista de 1,10 m, um dos maiores tamanhos feitos na arte reborn. "É arte mesmo. O cabelo é implantado fio a fio. A gente pega um kit em branco e vai dando vida àquela boneca, fica parecendo mesmo uma menininha", contou Rosana Ritacco, artista responsável pelo presente. "Todo o material dela é importado, original e próprio para arte reborn. O cabelo utilizado nela foi cabelo humano", explicou.
Com ateliês em Guarulhos e em Camocim, no Ceará, Rosana viajou para São Paulo para fazer a boneca e contou com a ajuda de mais uma pessoa. "Ele pediu uma boneca de mais ou menos 1m, com cabelo claro, mas a escolha da cor de cabelo, dos olhos, foi minha. Ela foi feita em uma semana. É tempo recorde para uma boneca desse tamanho. Eu não pegaria uma encomenda sem ter pelo menos 30 dias", disse ela, que com o pedido fez sua maior reborn: "Desse tamanho foi a primeira que eu fiz, eu falei para ele que foi um desafio".
Na web, o realismo da boneca de Rafa Justus, que pesa cerca de cinco quilos, dividiu opiniões e alguns internautas se disseram assustados com a semelhança do mimo com uma pessoa. "O nosso objetivo como artistas é fazer com que elas se pareçam o máximo possível com a realidade. Se dizem 'ai, dá medo', então é bom porque está real. Isso para a gente não é tão ruim de ouvir, nós entendemos positivamente", afirmou Rosana. "Essas pessoas que têm medo são as que mais compram. Quando elas têm contato, pegam no colo, ficam apaixonadíssimas", contou.
Tanto detalhe e realismo, no entanto, tem um preço. "Os meus bebês reborns, aqueles menores, custam a partir de R$ 1.650", disse a artista, que preferiu não revelar o valor cobrado a Roberto Justus: "Foi um valor justo, não foi um valor muito alto".
(Por Vanessa Nogueira)