Ben Affleck tem muito para celebrar neste ano. Após ganhar um Oscar de "Melhor Filme", por "Argo", o ator e diretor comemorou também a conquista do grau de Doutor Honoris Causa em Belas Artes. O título foi concedido em uma cerimônia neste domingo (26), pela sua contribuição no mundo das artes como diretor, ator, escritor e produtor pela Universidade de Brown, em Providence, Rhode Island, nos Estados Unidos.
"Esta é uma homenagem espetacular para mim. Não só pelo título, mas porque eu ultrapassei o Matt Damon", disse Ben Affleck em um pequeno e bem-humorado discurso ao público. Damon foi condecorado com a Medalha de Artes de Harvard no mês passado. Casado com a atriz Jennifer Garner e pai de Violet, de 7 anos, Seraphina, de 4 anos e Samuel, de 1 ano, ele disse que ficou abismado com a curiosidade das filhas em saber que ele receberia o título. "Mas como você conseguiu, papai? Você não foi a nenhuma aula e não fez dever de casa!".
Ben recebeu o título de Doutor Honoris Causa, que não é necessariamente entregue para pessoas que cursem um doutorado tradicional, e sim a pessoas que se destacam em alguma área. Honoris Causa, em português, significa: "Por causa de honra" e legitima o portador a assinar com Dr. na frente do nome como após a aprovação por uma tese de doutorado.
Quem também acabou de concluir mais um grau acadêmico foi a atriz Eva Longoria. A eterna Gabrielle Solis da série "Desperate Housewives" concluiu os estudos de mestrado em Chicago Studies, que são estudos étnicos de imigrantes nos Estados Unidos. Recentemente, ela passou alguns dias em Cannes, no 66° Festival de Cinema, para promover uma marca de cosméticos.