Bela Gil está dando o que falar nas redes sociais e fora delas. Depois de ser duramente criticada ao apontar a cúrcuma como alternativa para escovar os dentes, desta vez a filha de Gilberto Gil causou burburinho ao ter seu nome atrelado à profissão de nutricionista. Comumente citada como profissional da área, na realidade, a apresentadora ainda não teve o diploma validado no Brasil.
Segundo as leis brasileiras, Bela - que tem formação na Universidade Hunter College, em Nova York, nos Estados Unidos - deve validar seu diploma em uma instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). Só assim ela pode ter um registro no conselho brasileiro e, então, estar habilitada a exercer a profissão no país.
Em nota oficial, o Conselho Regional de Nutricionistas da 2ª Região (CRN-2) do Rio Grande do Sul resolveu se pronunciar e escreveu: "O CRN-2 comunica que a apresentadora Bela Gil não é nutricionista, diferente do que foi publicado. Alerta, ainda, que o nutricionista é o profissional legalmente habilitado a prescrever a alimentação de coletividades ou indivíduos".
Procurada pelo site, a assessoria de imprensa de Bela Gil informou que ela sabe das suas limitações até o reconhecimento do diploma no Brasil. "É uma questão burocrática que já está sendo resolvida. Ela já deu entrada e o processo está em análise. Ela, inclusive, nunca disse que era nutricionista para fazer o tipo de trabalho que faz".
A apresentadora do "Bela na Cozinha", do canal GNT, também se formou em Culinária Natural pelo Natural Gourmet Institute.
Bela Gil se defende de críticas sobre a cúrcuma: 'São pessoas muito limitadas'
A irmã de Preta Gil - que já afirmou ter perdido 3kg com sua dieta na época do seu casamento - costuma causar polêmica com suas receitas naturais e dicas de adaptação de alimentos no dia a dia. Recentemente, ela surpreendeu mais uma vez, sugerindo o uso da cúrcuma, uma especiaria de cor amarela usada em temperos, para escovar os dentes, no lugar dos cremes dentais. Após ser criticada, Bela respondeu os comentários.
"Acho que as pessoas não estão preparadas para novidades e novas alternativas na gastronomia e no modo de vida. São pessoas muito limitadas, que vivem no seu quadrado e não querem se abrir para o novo", rebateu ela, que já recebeu Glória Pires no seu programa.
Em seguida, ela contou como foi a repercussão do caso da cúrcuma: "Meu público é heterogêneo, muitas pessoas me adoram, querem aprender comigo. Outras vêm com sete pedras na mão. Recebi vários emails de dentistas me apoiando, mas o conselho de odontologia disse que não há estudos que comprovem a eficácia da cúrcuma. Eu sei de vários estudos que comprovam, sim", garantiu.
Além da cúrcuma como substituto natural de um produto de higiene, Bela também revelou que não usa desodorantes industriais: "Postei no Instagram a receita. Leva água com leite de magnésia e óleo essencial. Desta vez ninguém criticou".
(Por Naiara Sobral)