O 'BBB 25' já está entre nós e, com apenas um dia de confinamento, já tem dado o que falar nas redes sociais. Entre os assuntos mais comentados está a dieta de Gracyanne Barbosa, que come 40 ovos por dia, mas também há alguns detalhes que as participantes devem se atentar para estar sempre com a pele bonita.
E uma das questões que mais desperta dúvidas e a curiosidade do público é como os confinados lidam com a saúde e beleza da pele durante o 'BBB', já que o reality show provoca uma série de fatores que podem causar efeitos negativos e indesejados.
Entre eles estão as mudanças drásticas na alimentação, exposição ao estresse contínuo, constante luzes artificiais e também uma rotina mais sedentária. Por isso, o dermatologista Igor Manhães, da clínica Les Peaux, separou 5 dicas essenciais sobre como Gracyanne Barbosa, Vitória Strada e mais participantes podem cuidar de sua pele no 'BBB 25'.
Primeiro de tudo, a hidratação é fundamental para manter a saúde da pele. Por isso, o consumo adequado de água é uma medida que os participantes devem se atentar. A exposição ao sol na área externa da casa é outro fator que requer cuidado, então, além do protetor solar, o uso de bonés, chapéus e roupas pode ajudar nos cuidados.
"Proteção solar diária, principalmente pela iluminação artificial constante da casa que hoje em dia sabemos que também são nocivos à pele. Lavar o rosto com o que tiver disponível. Normalmente, filtros solares, sabonetes para face e demaquilantes são disponibilizados pela produção e patrocinadores", explica o Dr. Igor Manhães.
O terceiro passo é uma alimentação balanceada, que pode ser um desafio no 'BBB 25', já que no reality show as dinâmicas limitam os alimentos ou dão opções pouco saudáveis. Quando possível, devem priorizar frutas, vegetais e alimentos ricos em antioxidantes, que são fundamentais para nutrir a pele.
"Alguns participantes são obrigados a alterar sua dieta e a alta ingestão de carboidratos pode aumentar a oleosidade e causar acne. O estresse emocional realmente vai depender da trajetória de cada participante no jogo. As pessoas respondem de modo diferente, descompensado condições cutâneas, quando submetidas a alterações de estresse, então é imprevisível", completa o médico.
Pode parecer inusitado, mas evitar tocar o rosto é uma boa forma de cuidar da pele, já que o ato de levar as mãos à face pode aumentar a oleosidade e a chance de acne, principalmente em momentos de ansiedade. Por último e não menos importante, um sono reparador é crucial para manter a pele saudável e bonita.
Por fim, o dermatologista dá uma dica importante para os participantes: "Banhos com água morna/gelada não sensibilizam a pele e o couro cabeludo. O costume de banhos muito quentes pode sensibilizar a pele, por tirar o sebo natural que mantém hidratação e o couro cabeludo também sofre pelo ressecamento".