O BBB25 nem tinha começado e um assunto polêmico já estava em alta: a dieta a base de ovos (muitos ovos) de Gracyanne Barbosa. Aliás, o fato gerou na preocupação da mãe da musa fitness pela possibilidade de faltar o alimento na casa mais vigiada do Brasil e rendeu um grande susto para o cantor Belo no passado.
E logo no primeiro dia de confinamento, Gracyanne não pensou duas vezes e atacou uma boa quantidade de ovos. Esse tipo de dieta também vem sendo seguida por Virginia Fonseca e por Duda Guerra, namorada de Benício Huck. Mas será que você que está lendo essa matéria pode consumir cerca de 1.200 ovos por mês, cerca de 40 unidades ao dia?
Diretora Associação Brasileira de Nutrologia, a nutróloga dra. Marcella Garcez afirma ser fundamental ter o acompanhamento de especialista caso se queira consumir a partir de quatro ovos a cada 24 horas. Isso porque o alimento em excesso pode desencadear no aumento de peso ou afetar os rins.
"As recomendações do consumo de ovos vão depender de uma série de fatores, como sexo, peso, altura e intensidade de atividade física. Mas, no geral, recomenda-se que um adulto deve ingerir cerca de um a três ovos por dia, independentemente da prática de exercícios. Qualquer valor acima desse deve ser acompanhado por um profissional especializado", alertou a profissional.
"Isso porque os ovos, quando consumidos excessivamente, podem causar ganho de peso, sobrecarga renal, alterações no perfil lipídico de pessoas que já possuem predisposição ao problema", acrescentou, lembrando que o ovo precisa ter a companhia de outras fontes de vitaminas e proteínas.
A médica indica as carnes vermelhas e brancas, porém alerta. "As carnes vermelhas apesar de serem ricas em proteína, também possuem grande quantidade de gordura saturada, que aumenta os níveis de colesterol ruim, elevando o risco de doenças cardiovasculares. O mesmo vale para o frango, que deve ser ingerido sem pele, dando preferência ao peito assado ou grelhado para evitar a ingestão exagerada de gordura", explicou.
No caso dos peixes, se recomenda o salmão. Para os veganos, nozes e amêndoas podem muito bem ocupar o lugar dos ovos por apresentarem grande quantidade de proteínas e agirem na proteção às doenças cardiovasculares. Quinoa, feijão, ervilha, grão de bico, leite desnatado e, queijo branco também estão no time dos alimentos indicados pela nutróloga.