A 24ª edição do "Big Brother Brasil" encerrou este mês, mas os participantes não estão colhendo os frutos de serem ex-"BBBs". Segundo o colunista Lucas Pasin, do UOL, os ex-brothers estão desesperados por conta do vínculo com a emissora, que os têm impedido de realizar diversas ações de publicidade e, portanto, de faturar com o pós-reality.
Todos os participantes da Pipoca do "BBB 24" já entraram com vínculo exclusivo com a chamada VIU Hub, a "casa de influenciadores" criada pela Globo para cuidar dos contratos publicitários dos participantes.
Os brothers têm contrato até julho e as oportunidades de publicidade só podem ser aceitas com o aval da empresa. No entanto, sem poder fechar trabalhos por conta própria, eles também não têm recebido oportunidades da agência.
Segundo a publicação, os ex-"BBBs" estão muito insatisfeitos com o trabalho da agência. As marcas que procuram os participantes são orientadas a falar com a Globo, mas há relatos de diversas empresas que foram ignoradas pela emissora. Até mesmo Davi, o grande campeão, tem tido dificuldade para fazer publicidade.
Alguns ex-participantes da última edição já reclamaram publicamente do problema. "Todo mundo me perguntando sobre oportunidades e 'tals'. Que oportunidades?", provocou Lucas Luigi. "Não pensei que seria tão difícil assim para a maioria. Juro, vocês não sabem, mas todos ou estão devendo ou gastando o que não tem em busca de oportunidades", escreveu o administrador do perfil de Michel. "Após a minha eliminação, tudo que recebi foram vários 'nãos' ou 'você não apareceu o suficiente'", protestou Thalyta.
Ainda segundo Lucas Pasin, a mudança é chamada internamente de "efeito Juliette". Tudo isso porque o sucesso meteórico da cantora, que venceu o "BBB 21", fez a Globo mudar o modelo de contrato dos participantes do programa e até de outros trabalhadores da emissora.
Quando deixou o "BBB 21", Juliette já saiu com cerca de 15 contratos milionários com grandes marcas. Sem nenhuma cláusula prévia sobre publicidade, a Globo não teve nenhuma participação nos ganhos da paraibana. Com isso, a empresa decidiu reforçar os trabalhos da VIU Hub.
De acordo com o colunista, a VIU foi testada com profissionais da emissora, mas também houve bastante reclamação. Apresentadores que toparam a empreitada não tiveram o retorno esperado e já migraram para outra agência.